sábado, 30 de agosto de 2008

Ano Paulino: amostra de selos e imagens


O Ano Paulino traz mais novidade. E marcante para o despertar das consciências sobre a vida e o trabalho missionário do apóstolo de todos os povos.

Cuida-se de uma exposição de selos sobre o apóstolo Paulo e uma coletânea de pequenas imagens, na história da arte e na tradição religiosa popular, que está sendo realizada, de 28 de agosto a 14 de setembro de 2008, na Basílica Papal São Paulo Fora dos Muros, em Roma.

O evento é promovido pela Associação Filatélica Terra Santa e pela Sociedade São Paulo.

Mais detalhes podem ser lidos aqui.


Leia mais:



Fonte da imagem:
http://www.patriarcado-museudigital.com/rd.asp?WCX=RecordDisplay&FOLDERID=3304&QSKEYID=879

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Bento XVI retoma as catequeses


As catequeses da nova série temática (quarto ciclo), nas audiências gerais das quartas-feiras, foram retomadas por Bento XVI no dia 27/8, depois da conclusão da XXIII Jornada Mundial da Juventude em Sidney (Austrália) - JMJ-2008 e das merecidas férias de verão em Bressanone. A audiência geral dessa quarta-feira (27/8/2008) aconteceu na Sala Paulo VI (Aula Paolo VI) do Vaticano. Como é sabido, Bento XVI, depois do retorno de Bressanone, está na residência oficial de verão de Castel Gandolfo, com retorno ao Vaticano previsto para 30 de setembro de 2008.

Divididas as catequeses em ciclos, o quarto ciclo, que tem como matriz inspiradora o Ano Paulino (2008-2009), começou no dia 2/7, quarta-feira, que versou sobre o Ambiente cultural e religioso de São Paulo.

Na segunda catequese do quarto ciclo, na quarta-feira (27/8), Bento XVI afirma: "Na última catequese antes das férias, há dois meses, havia começado uma nova série temática por ocasião do ano paulino, refletindo sobre o mundo no qual Paulo viveu. Hoje, quero retornar e continuar a reflexão sobre o apóstolo dos povos, propondo uma breve biografia". Sobre Uma Breve Biografia de São Paulo, leia mais aqui.





Fonte da imagem:
http://www.radiovaticana.org/BRA/index.asp

Fonte da segunda imagem:
http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:Almeida_J%C3%BAnior_-_Ap%C3%B3stolo_S%C3%A3o_Paulo,_1869.jpg

terça-feira, 26 de agosto de 2008

João Paulo I


Há exatos trinta anos, no dia 26 de agosto de 1978, o Cardeal Albino Luciani era eleito Papa.

Albino Luciani Tancon (1912-1978) nasceu em Forno di Canale (Belluno), hoje Canale D'Agordo, na Itália, no dia 17 de outubro de 1912.

Albino Luciani foi ordenado presbítero (padre) em 7 de julho de 1935, na Igreja de São Pedro de Belluno. No 27 de dezembro de 1958 é consagrado (ordenado) bispo na Basílica de São Paulo pelo Papa João XXIII, sendo consagrantes os bispos D. Gioacchino Muccin e D. Girolamo Bortignon. Em 11 de janeiro de 1959, toma posse como bispo da Diocese de Vittorio Veneto. Em 15 de dezembro de 1969, o Papa Paulo VI o promove a Patriarca de Veneza.

Em 6 de agosto de 1978 morre o Papa Paulo VI. No dia 10 de agosto, o Patriarca Albino Luciani viaja para Roma. E, no dia 26 de agosto de 1978, segundo dia do conclave, o Patriarca Albino Luciani é eleito Sumo Pontífice Romano (Papa) e escolhe o nome de João Paulo I (Ioannes Paulus PP. I). No dia 27 de agosto, sua primeira radiomensagem urbi et orbi. Em 3 de setembro de 1978, é realizada a cerimônia de início do serviço pastoral (entronização). No dia 28 de setembro de 1978, morre o Papa João Paulo I.

Conta-se que Albino Luciani foi o primeiro Papa a escolher nome composto: João (Papa João XXIII) e Paulo (Papa Paulo VI). Não só dois grandes papas da história, mas também dois grandes apóstolos.

João Paulo I ficou conhecido como o Papa do Sorriso. Sorriso é a expressão mais terna da felicidade e da descontração. Deus é Amor. A mulher e o homem foram feitos para a felicidade, para o sorriso, para o Amor. Para Deus. Em tão pouco tempo de pontificado, uma grande e perene mensagem: o Sorriso.


Leia mais:




Fonte da imagem:
http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_i/index_po.htm

domingo, 24 de agosto de 2008

Sínodo dos Bispos: novo Secretário Especial



A XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que se realizará no Vaticano entre os dias 5 e 26 de outubro de 2008, sofreu uma grande perda. Faleceu de enfarte Dom Wilhelm Emil Egger, Bispo da Diocese de Bolzano-Bressanone, no dia 16 de agosto, sábado.

Em janeiro de 2008, Bento XVI havia nomeado Dom Wilhelm Emil Egger para o cargo de Secretário Especial da XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, cujo tema é "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja".

Ontem, sábado (23/8), a Rádio Vaticano noticiou que o Papa Bento XVI nomeou novo Secretário Especial para a XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Trata-se de Dom Laurent Monsengwo Pasinya, Arcebispo da Arquidiocese de Kinshasa. Kinshasa é a capital do Congo, considerada a terceira maior cidade da África.


Leia mais:

Sínodo dos Bispos: bispos brasileiros participantes


Fonte da imagem:
http://www.samshiraishi.com/primeira-carta-de-sao-paulo-aos-corintios/


segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Chinês para sempre: São José Freinademetz


Há 100 anos falecia José Freinademetz (1852-1908).

José Freinademetz (Giuseppe Freinademetz) nasceu no dia 15 de abril de 1852, na aldeia de Oies (Bolzano), um pequeno povoado que fica nas Dolomitas, no norte da Itália. E no mesmo dia foi batizado.

Quarto filho de uma família camponesa, era homem de fé simples, mas de grande convicção, o que o fazia persistente e resistente às adversidades. Homem de grande talento de trabalho, Giuseppe herdou todos estes valores da família.

Freinademetz ingressou, em 1872, no Seminário Diocesano de Bressanone (Bixen) e, enquanto estudava Teologia, sentiu que sua vocação despertava para as missões.

No dia 25 de julho de 1875, foi ordenado presbítero (padre) e designado para a Paróquia de São Martinho (St Martin de Badia), próximo da casa paterna. Conquistou a simpatia e a amizade dos paroquianos.

Mas seu carisma para as missões o inquietava, então entrou em contato com o padre Arnaldo Janssen (1837-1909), fundador da Casa Missionária São Miguel em Styel, na Holanda, que veio a ficar conhecida como a Congregação do Verbo Divino. "Verbita" é a designação que se dá aos missionários do Verbo Divino.

Em agosto de 1878, depois de autorizado pelo seu Bispo, José Freinademetz deixou a sua paróquia e foi para Styel na Holanda, unindo-se ao padre Arnaldo Janssen. Recebeu a cruz missionária no dia 2 de março de 1879 e, em seguida, partiu em missão para a China juntamente com o padre João Baptista Anzer.

Padre José Freinademetz criou laços de amizade com o povo chinês, e chegou a escrever: "Quero ser chinês também no céu". E os chineses o chamavam "Fu Shenufu", ou seja, Sacerdote da felicidade.

Padre José Freinademetz faleceu no dia 28 de janeiro de 1908. Seu túmulo logo se tornou local de peregrinação.

O Padre José Freinademetz foi declarado beato pelo Papa Paulo VI no dia 19 de outubro de 1975 e foi canonizado (santo) por João Paulo II no dia 5 de outubro de 2003. Leia a homilia de João Paulo II, em português, aqui.
ASternaldo Janssen (1837-1909)

"Ser misionero es la tarea mas sublime del mundo"
J. Freinademetz



Leia mais:





Fonte da primeira imagem:
http://www.va/news_services/liturgy/saints/ns_lit_doc_20031005_freinademetz_photo.html

Fonte da segunda imagem:
http://www.santa-croce.it/cinese_altoadige_i.htm


Fonte da terceira imagem:
http://www.santa-croce.it/tirolese_invisibile_i.htm

Fonte da quarta imagem:
http://www.svdcuria.org/public/histtrad/founders/jf/jfes.htm

sábado, 16 de agosto de 2008

Assunção de Nossa Senhora: caminho para Deus



Dia 15 de agosto é dedicado à Assunção de Nossa Senhora. O Papa Bento XVI celebrou a Missa da solenidade da Assunção de Nossa Senhora na igreja paroquial de Castel Gandolfo, onde se encontra.

No Brasil, por motivo pastoral, a Igreja Católica celebra a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora no próximo domingo (17/8).

O Papa Bento XVI afirmou que: " A festa de hoje [15/8] leva-nos a elevar o olhar para o céu. Não um céu feito de idéias abstractas, sem sequer um céu imaginário criado pela arte, mas o céu da verdadeira realidade, que é o próprio Deus: Deus é o céu. É Ele a nossa meta, a meta e a morada eterna de onde provimos e para a qual tendemos". Leia mais aqui.

A Assunção de Maria é um convite à santidade. É o caminho para Deus.


Leia mais:



Fonte da primeira imagem:
http://www.capuchinhosprsc.org.br/noticias/noticias/solenidade_da_assuncao_2006.php

Fonte da segunda imagem:
http://www.radiovaticana.org/por/index.asp

sábado, 9 de agosto de 2008

"Ninho do Pássaro": símbolo da renovação na China



O Estádio Nacional de Pequim, conhecido por "Ninho do Pássaro", é o símbolo da renovação que vai tomando conta da China. Ao lado da Grande Muralha, o "Ninho do Pássaro" passa a ser símbolo dos chineses. Visita obrigatória a quem vai à China.

Não só as coisas materiais são alcançadas pela onda de renovação (como a abertura da China ao mercado globalizado), mas também a vida das pessoas na sua dimensão espiritual. A cinematográfica abertura da comemoração dos Jogos Olímpicos ontem em Pequim sinalizou para isso. Novos tempos!

O Estádio é uma obra artística muita bela e significativa, toda de aço. Mas, um outro ninho foi gestado: "Ninho do Pássaro", todo humano. Nasceu na comemoração de abertura de ontem. É deste Ninho que a História, que se faz no dia-a-dia, precisa.



Leia mais:



Fonte da primeira imagem:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u408296.shtml

Fonte da segunda imagem:
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Fotos/0,,GF61146-9823,00-FOTOS+A+CERIMONIA+DE+ABERTURA+DOS+JOGOS+DE+PEQUIM.html#fotogaleria=12

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Pequim-2008: não só de jogos, mas também...


A cerimônia da abertura oficial dos Jogos Olímpicos Pequim-2008 (Beijing 2008), nesta sexta-feira (8/8), aguardada com grande expectativa, está sendo muito bonita, rica em cenários contando as fases da cultura chinesa. Fantástica!

As atenções do mundo se voltam para Pequim (Beijing), ou melhor, para a China. Não só jogos o mundo quer ver, mas quer saber o que se passa internamente nesse país. A China passa a ser vitrine.

Não só de jogos, mas também de Ano Paulino vive a China. As comunidades cristãs que vivem em comunhão com Roma estão procurando viver o Ano Paulino (2008-2009) proposto e proclamado pelo Papa Bento XVI.

Por exemplo, na Diocese de Guiyang os cristãos se reúnem, nas quintas-feiras, para partilhar o estudo da Bíblia, em especial as Cartas do Apóstolo Paulo. E, nas sextas-feiras, os jovens cristãos se reúnem para canto gregoriano e para o "Encontro de partilha semanal para atualizar as iniciativas paulinas". Leia mais aqui.



Leia mais:




Fonte da primeira imagem:
http://fr.beijing2008.cn/ceremonies/photos/n214516407.shtml

Fonte da segunda imagem:
http://www.vatican.va/various/basiliche/san_paolo/po/anno_paolino/anno_paolino.htm

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Jesus de Nazaré: expectativa sobre a segunda parte


Há notícias de que o Papa Bento XVI estaria aproveitando as férias em Bressanone para também ultimar os trabalhos sobre a segunda parte (segundo volume) do seu livro Jesus de Nazaré.

Bento XVI está hospedado no Seminário Maior de Bressanone, que é uma construção de 400 anos. Enquanto o Papa aí estiver, considera-se o Seminário como território do Estado da Cidade do Vaticano (território extraterritorial).

Está previsto que a segunda parte do livro versará sobre "as histórias da infância" de Jesus, conforme já aventado no prefácio do primeiro volume.

Jesus de Nazaré não é um livro que nasceu de uma hora para outra. Ao contrário, como diz Joseph Ratzinger - Bento XVI, é uma obra cujos primeiros trabalhos neste sentido puderam ser feitos nas férias de verão de 2003 (prefácio, pág. 19).

Cuida-se, pois, de obra madura. Na expressão do Papa: "Não preciso certamente dizer que este livro não é de modo algum um ato de magistério, mas unicamente expressão da minha procura pessoal "do rosto do Senhor" (cf. Sl 27,8). Por isso, cada um está livre para me contradizer. Peço apenas aos leitores um adiantamento de simpatia, sem o qual não há nenhuma compreensão" (prefácio, pág. 19).

A segunda parte continuará a garimpagem em busca do objetivo comum e maior: "o rosto do Senhor". Ou, na tradução da Bíblia Sagrada da CNBB (2ª edição): "Tua face, Senhor, eu busco" (Salmo 27,8).



Fonte da primeira imagem:
http://www.oecumene.radiovaticana.org/BRA/index.asp

Fonte da segunda imagem:
http://freeforumzone.leonardo.it/discussione.aspx?idd=354506&p=66

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Portugal: pobreza como violação de direitos humanos



A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), que é um organismo laical da Conferência Episcopal Portuguesa, entregou em outubro de 2007, com 21.268 assinaturas, petição à Assembléia da República Portuguesa com o objetivo de o Parlamento considerar a pobreza uma violação dos direitos humanos e estabelecer um limiar oficial, assim como criar, entre outros mecanismos, políticas públicas para sua erradicação.

Diz a petição: "Os signatários entendem que a pobreza constitui uma grave negação dos direitos humanos fundamentais e das condições necessárias ao exercício da cidadania, situação que reputam eticamente condenável, politicamente inaceitável e cientificamente injustificável." Leia o texto completo aqui.

A Assembléia da República atendeu ao reclamo dos signatários (Projeto de Resolução n° 356/X), declarando solenemente que a pobreza conduz à violação dos Direitos Humanos, recomendando não só a definição de um limiar de pobreza em função do nível de rendimento nacional e das condições de vida padrão na nossa sociedade (portuguesa), mas também a avaliação regular das políticas públicas de erradicação da pobreza, recomendando, por fim, que o limiar de pobreza estabelecido sirva de referência obrigatória à definição e à avaliação das políticas públicas de erradicação da pobreza. A Resolução foi aprovada no dia 4 de julho de 2008. Leia mais aqui.

Nas palavras de Manuela Silva, Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz: "Esta Resolução é um marco importante que se inscreve na história do alargamento do âmbito dos direitos humanos, de modo a neles incluir os direitos económicos e sociais. Portugal pode orgulhar-se de ser um dos primeiros países a encetar este caminho a nível de um Órgão de soberania." Leia mais aqui.

Que o exemplo dado por Portugal, impulsionado pela bem organizada iniciativa da Comissão Nacional Justiça e Paz - CNJP, sirva de estímulo a organismos de outras Conferências Episcopais e a outros países para tomarem providências no mesmo sentido.


Leia mais:



Fonte da primeira imagem:
http://cnjp.ecclesia.pt/

Fonte da segunda imagem:
http://diario.iol.pt/noticias/pobreza-cgtp-familias-criancas-ue-uniao-europeia/919663-291.html