domingo, 31 de julho de 2011

Salmos: uma Escola de Oração



Na Audiência Geral da Quarta-Feira de 22 de junho de 2011, o Papa Bento XVI, dando continuidade às catequeses dedicadas à Oração Cristã, entrou no livro de orações por excelência: o livro dos Salmos.

E não para aí, posto que o Papa promete dar continuidade, e estas são suas palavras: "Nas próximas catequeses leremos e meditaremos sobre alguns dos Salmos mais bonitos e mais queridos à tradição orante da Igreja. Hoje, gostaria de os introduzir, falando sobre o livro dos Salmos no seu conjunto."

Ouçamos ainda: "Os Salmos são dados ao fiel precisamente como texto de oração, que tem como única finalidade tornar-se a oração daqueles que os assumem e com eles se dirigem a Deus. Dado que são uma Palavra de Deus, quem recita os Salmos fala a Deus com as palavras que o próprio Deus nos concedeu, dirige-se a Ele com as palavras que Ele mesmo nos doa. Deste modo, recitando os Salmos aprendemos a rezar. Eles constituem uma escola de oração."

Pois bem, isso e muito mais você pode ler aqui.

E uma introdução aos Salmos pode ser lida aqui.


Leia mais:

Deus é o "Tu" com quem dialogo


Fonte da imagem:
http://missiofides.blogspot.com/2011/02/instrucao-geral-sobre-liturgia-das.html

sábado, 16 de julho de 2011

Casamento religioso, um direito de quem?



As instâncias judiciárias da Igreja Católica estão sobrecarregadas pelos sucessivos pedidos de nulidade matrimonial, que é regrada pelo Código de Direito Canônico.

A Igreja vê nisso um sintoma de que alguma coisa a ser reparada está na origem, isto é, algo que remonta ao acesso para o Sacramento do Matrimônio. Nesse sentido, afigura-me sugestivo o artigo de Dom Redovino Rizzardo, Bispo da Diocese de Dourados (Mato Grosso do Sul), publicado na página oficial da CNBB na internet, em 8 de julho de 2011, sob o título Casamento religioso, um direito de quem?

Escreve o articulista: "O que chama a atenção de quantos tomaram conhecimento das palavras do Papa é a sua afirmação de que só pode reivindicar o direito a uma cerimônia nupcial religiosa quem... vive a religião!"

Pois bem, isso e muito mais pode ser lido no artigo que também foi publicado na página da Diocese de Dourados, na internet.


Leia mais:

Apostila sobre o Sacramento do Matrimônio

O Direito Canônico na vida da Igreja Católica


Fonte da imagem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rafael_Sanzio

sábado, 9 de julho de 2011

Parada Gay: respeitar e ser respeitado


O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Paulo, publicou o artigo intitulado Parada Gay: respeitar e ser respeitado, publicado na página oficial da Arquidiocese de São Paulo na internet, em 28 de junho de 2011, referindo-se à manifestação levada a efeito pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, no dia 26 de junho de 2011 (domingo), na capital paulista.

O referido artigo foi reproduzido pelo jornal O São Paulo, Semanário da Arquidiocese de São Paulo, edição de 28 de junho a 4 de julho de 2011.

Dom Odilo Scherer lembrou que "A Igreja Católica desaprova a violência contra quem quer que seja; não apoia, não incentiva e não justifica a violência contra homossexuais." Isso e muito mais pode ser lido aqui.


Leia mais:

Homossexuais devem ter o direito de casar?


Fonte da imagem:
http://diasimdiatambem.com/2011/06/26/parada-gay-de-sao-paulo-e-vilipendio-religioso/