Por expresso desejo do Papa Francisco, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos editou Decreto, datado de 3 de junho de 2016, elevando o grau da celebração litúrgica de Santa Maria Madalena, de memória para festa.
De fato, o Calendário Romano Geral contemplava, no grau de memória, a celebração litúrgica de Santa Maria Madalena. Agora, porém, por força do sobredito Decreto que a elevou, a celebração de Santa Maria Madalena passa a ser contemplada no grau de festa pelo Calendário Romano Geral.
O Calendário Romano inscreve a celebração litúrgica de Santa Maria Madalena no dia 22 de julho.
A propósito da festa de Santa Maria Madalena, o Arcebispo Artur Roche, Secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, escreveu o artigo "Apóstola dos Apóstolos", que, a par do mencionado Decreto, merece ser lido para melhor compreender a figura feminina na Bíblia e na Igreja.
É bom ter em conta que o desejo do Papa Francisco, elevando o grau da celebração litúrgica de Santa Maria Madalena, se incorpora, com uma riqueza contributiva para a formação e a espiritualidade, no contexto dos fatos que vão se desenvolvendo no Ano Santo do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.
No original latino, tanto o Decreto quanto o Prefácio que o acompanha podem ser lidos aqui.
Segundo divulgou a Rádio Vaticano, convém considerar que:
O texto da Missa e o Ofício Divino permanecem inalterados, assim como para a Liturgia das Horas. Caberá às Conferências Episcopais traduzir para o próprio idioma o prefácio anexo ao decreto, enviá-lo à Santa Sé que deverá aprovar antes de inseri-lo em uma futura reimpressão do Missal Romano.
Para um claro entendimento da hierarquia das celebrações, ou graus das celebrações litúrgicas, em memória, festa e solenidade, proponho a leitura da resposta dada pelo padre Edward McNamara a uma pergunta que lhe fora feita sobre essas três categorias, ou classes básicas de celebração, clicando aqui.
Fonte da imagem:
http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/vaticano/vaticano-papa-decide-elevar-celebracao-de-santa-maria-madalena-no-calendario-liturgico/
Nenhum comentário:
Postar um comentário