quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Inácio de Antioquia: trigo de Deus - pão de Cristo

No dia 17 de outubro do ano 107 da era cristã, martirizado, morria o bispo Inácio de Antioquia, no Coliseu, em Roma.

Hoje, quarta-feira (17/10), a Igreja celebra a memória de Santo Inácio de Antioquia, bispo, mártir e Padre da Igreja. Já no século IV, em Antioquia, se celebrava a sua memória no dia 17 de outubro.

Inácio, também chamado Teóforo, nasceu por volta do ano 35.

Foi o segundo bispo na sucessão de São Pedro, no governo da Igreja em Antioquia, na Síria.

Foi condenado às feras. Conduzido à Roma, escreveu no curso da viagem sete cartas às várias Igrejas.

Na Carta aos Efésios, Inácio fala: "Quando soubestes que eu vinha da Síria, preso em cadeias pelo Nome e pela esperança que nos são comuns, na expectativa de chegar a Roma para combater contra as feras, graças às vossas orações, e ter a felicidade de me tornar discípulo, fostes vós que vos apressastes em vir ver-me." [1]

Na Carta aos Romanos: "Deixai-me ser pasto das feras, pelas quais poderei chegar à posse de Deus. Sou trigo de Deus e devo ser moído pelos dentes das feras para me transformar em pão imaculado de Cristo." [2]

Corria o ano 107 da era cristã. Já, em Roma, no tempo em que Trajano era imperador, Inácio recebe a gloriosa coroa do martírio.

Leia mais:



[1] Inácio de Antioquia, Epistulae, n. 1.-2, Antologia Litúrgica, Fátima, Secretariado Nacional de Liturgia, org. José de Leão Cordeiro, n. 213, p. 101.

[2] Inácio de Antioquia, Epistulae, n. 4.-1, Antologia Litúrgica, Fátima, Secretariado Nacional de Liturgia, org. José de Leão Cordeiro, n. 262, p. 108.


Imagem: "Martírio de Santo Inácio de Antioquia", de Johann Kreuzfelder (1570-1636)
Fonte:
http://www.pt.josemariaescriva.info/index.php?id_cat=1650&id_scat=1582

Nenhum comentário: