Comentários e opiniões sobre religião, espiritualidade e liturgia, Igreja Católica e teologias.
quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
Pedro Lombardo

Bento XVI encerrou, para o ano de 2009, as catequeses nas Audiências Gerais das Quartas-Feiras neste dia 30 de dezembro (quarta-feira), focalizando a figura do teólogo Pedro Lombardo.
Aos peregrinos de língua portuguesa, o Papa agradeceu os votos recebidos e a todos, de coração, deseja um Ano Novo feliz.
O vídeo da audiência pode ser visto aqui.
Fonte da imagem:
http://www.radiovaticana.org/bra/index.asp
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Diretório da Liturgia - 2010
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB concluiu a elaboração do Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil para o ano de 2010, Ano C, São Lucas, e colocou-o à disposição dos interessados.
Dada a peculiaridade do Ano Litúrgico, que não coincide com o ano civil, o Ano Litúrgico C, São Lucas, já começou com as Vésperas do Primeiro Domingo do Advento em 28 de novembro de 2009, sábado, e terminará na tarde do dia 27 de novembro de 2010, sábado, Vésperas do Primeiro Domingo do Advento, ano A, São Mateus.
O Diretório é publicado pelas Edições CNBB e vem nas versões brochura colada e brochura em espiral.
É dispensável falar da sua importância, sobremodo para a liturgia.
Fonte da imagem:
https://www.livrarialoyola.com.br/detalhes.asp?secao=livros&CodSub=1&ProductId=264693&Menu=1#
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
É Natal: o Divino se faz Humano
Feliz Natal!
Fonte da imagem:
http://noticiasdabadia.blogspot.com/2008_12_01_archive.html
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
O Natal não é ornamento
O momento é oportuno. Ainda é tempo do Advento.
Uma reflexão sobre o Natal em forma de poema é feita pelo Pe. José Tolentino Mendonça.
O poema pode ser lido aqui.
Fonte da imagem:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/desenhos-para-colorir-natal/
Marcadores:
Advento,
natal,
Padre José Tolentino Mendonça,
Tempo do Advento
sábado, 19 de dezembro de 2009
Advento e experiência de Deus
O tempo do Advento, que é de preparação para o Natal do Senhor, está prestes a terminar. O Quarto Domingo do Tempo do Advento está aí: dia 20 de dezembro de 2009, do Ano Litúrgico "C".
Uma reflexão sobre a espiritualidade do Advento: eis o que pretende o artigo de Dom Orlando Brandes, Arcebispo da Arquidiocese de Londrina (Paraná), intitulado Advento e experiência de Deus, publicado na página oficial da CNBB na internet e datado de 1º de dezembro corrente.
O artigo elenca cinco experiências de Deus: beleza, encontros, arte, liturgia e generosidade.
Vale conferir.
Fonte da imagem:
http://igrejadobompastor.blogspot.com/2008_12_01_archive.html
Marcadores:
Advento,
Dom Orlando Brandes,
Quarto Domingo do Advento,
Tempo do Advento
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
O mistério do culto no cristianismo
As Edições Loyola colocam nas mãos dos interessados um livro que enriquece a literatura sobre a liturgia da Igreja Católica. Trata-se de O mistério do culto no cristianismo [título original: Das Christliche Kultmysterium], de Dom Odo Casel, OSB, traduzido por Gemma Scardini. E, para a edição brasileira, Cláudio Pastro faz a apresentação.
O livro contém 128 páginas, com o seguinte sumário: Apresentação pelo autor (página 9), Apresentação da edição brasileira (páginas 11-12), Capítulo I - A volta ao mistério (páginas 13-20), Capítulo II - O mistério do culto no cristianismo (páginas 21-68), Capítulo III - Mistérios antigos e mistérios cristãos (páginas 69-83), Capítulo IV - O mistério do ano litúrgico (páginas 85-94), Capítulo V - O mistério do dia litúrgico (páginas 95-121) e Dados biográficos (páginas 123-124).
Conforme diz o autor, "Os capítulos desta obra apareceram primeiramente em forma de artigos separados e independentes. (...). O primeiro capítulo que apresenta a atualidade crescente do mistério é inteiramente novo."
Segundo Odo Casel, São Paulo resume e condensa todo o cristianismo e todo "o Evangelho" na palavra mysterium. (...). Na linguagem paulina, mysterium significa, acima de tudo, uma ação divina, o cumprimento de um desejo eterno de Deus por uma ação que procede da eternidade de Deus, a qual se realiza no tempo e no mundo e tem seu fim último no próprio Eterno."
E acrescenta: "Esse misteryum pode ser enunciado na única palavra Christus, designando ao mesmo tempo a pessoa do Salvador e seu Corpo místico que é a Igreja."
Pode-se perceber que não é livro para uma única leitura.
Fonte da imagem:
http://www.loyola.com.br/livraria/detalhes.aspx?COD=12247
Marcadores:
Christus,
Cláudio Pastro,
Dom Odo Casel,
liturgia,
misteryum,
São Paulo
Assinar:
Postagens (Atom)