sábado, 10 de maio de 2008

Odo Casel: expoente da renovação litúrgica

Em 2008, completam-se quarenta anos da morte de Odo Casel, monge beneditino.

Segundo o abade Salvatore Marsili, OSB, (1910-1983): "O mistério pascal ocupou e dirigiu toda a sua pesquisa e toda a sua vida, até marcar também a sua morte. Com efeito, ele morreu na Páscoa de 1948, quando entoava o "precônio pascal" Exultent divina mysteria..." [1]. No entanto, Juan Javier Flores afirma: "No dia 28 de março de 1948 sofreu um infarto enquanto estava entoando o Lumen Christi da vigília pascal, e morreu na manhã de Páscoa" [2]. Lumen Christi (latim) significa em português Luz de Cristo.

O certo é que Dom Odo Casel morreu na Páscoa, seja na Vigília, sábado, seja no dia seguinte, Domingo da Páscoa.

Johannes Casel nasceu na cidade de Koblenz-Lützel, região da Renânia, na Alemanha, no dia 27 de setembro de 1886.

Ingressou na abadia beneditina de Maria Laach em 1905. No dia 24 de fevereiro de 1907 emitiu os votos de profissão monástica, adotando o nome de Odo. Em 17 de setembro de 1911 foi ordenado presbítero (padre).

O nome de Dom Odo Casel, monge beneditino, está diretamente ligado ao Movimento Litúrgico.

A grandeza de Dom Odo Casel para a liturgia pode ser medida desta afirmação do abade Salvatore Marsili, co-fundador e primeiro presidente do Pontifício Instituto Litúrgico de Roma: "Odo Casel foi um autêntico precursor do Concílio" [3].

Em língua portuguesa, a obra atual e disponível sobre a vida e a obra de Dom Odo Casel é do teólogo Juan Javier Flores, monge beneditino, e presidente do Pontifício Instituto Litúrgico de Roma, cujo título é Introdução à Teologia Litúrgica, tradução de Antonio Efro Feltrin, mencionada na nota 2 abaixo.


Leia mais:




[1] A Eucaristia - teologia e história da celebração, de S. Marsili, A. Nocent, M. Augé e A. J. Chupungco, tradução de Benôni Lemos, São Paulo, Editora Paulus, 2ª edição, 1996, p. 60, nota de rodapé n. 60.

[2] Introdução à Teologia Litúrgica, tradução de Antonio Efro Feltrin, São Paulo, Editora Paulinas, 2006, p. 162.

[3] Prefácio de S. Marsili à obra de Odo Casel O mistério do culto cristão (síntese), citado por Juan Javier Flores, Introdução à Teologia Litúrgica, tradução de Antonio Efro Feltrin, São Paulo, Editora Paulinas, 2006, p. 205.


Fonte da primeira imagem:
http://www.canonlaw.info/liturgysacraments.htm

Fonte da segunda imagem:
http://www.paulinas.org.br/loja/DetalheProduto.aspx?idProduto=7742

2 comentários:

Marilia disse...

Parabéns!!!!!
Vc foi muito feliz nos artigos em que postou no seu blog.....
Principalmente na escolha em falar da maravilhosa ordem monástica beneditina, que tem uma blissima história que bem pouco é publicada...
E esclarecer um pouco mais sobre o fantastico mundo litúrgico....
Espero sempre que visitar seu blog, poder encontrar artigos maravilhosos como esses, que são muito importante para a melhor divulgação da nossa doutrina.

Guedes disse...

Keise.

Obrigado.

Isso é gratificante, estimula a gente a prosseguir e aplicar-se cada vez mais no trabalho.

Abraço.