sexta-feira, 23 de maio de 2008

Domingo: dia de Missa

Os Bispos da Irlanda mostram-se preocupados com os tantos entretenimentos ou afazeres outros que afastam os jovens da missa aos domingos. A chamada dos Bispos recai sobre os "pais, treinadores esportivos e empregadores", como noticia a Agência Zenit, em 13 de março de 2008.

Na cultura moderna, o Domingo cedeu lugar para o "fim de semana", ou ainda para o "feriadão", "feriado prolongado", ou outra denominação.

O Domingo, enquanto Dia da Ressurreição do Senhor, é de criação cristã e é fundamental para os cristãos. Sua origem mais distante está no grego kyriaké hemera ou simplesmente kyriaké, que quer dizer "dia do senhor", traduzido para o latim como dies dominicus ("dia do senhor"), ou simplesmente dominicus, ou dominicum (dominus). E a nossa palavra domingo provém do latim.

O dies solis ("dia do sol") dos romanos acabou perdendo o lugar para o dies dominicus.

Os primeiros cristãos tinham-no como tempo sagrado, celebrativo, sem o qual o existir para eles perdia sentido. E isso pode ser constatado pelos escritos antigos, como atestam as Actas dos Mártires [1]. Com efeito, os antigos cristãos afirmavam, com sólida convicção e sem temor, perante as autoridades do Império Romano, que: "não podemos viver sem o dominicum". Essa resposta foi dada pelo cristão Emérito ao procônsul romano, no ano 304, na ocasião em que eles e seus companheiros foram surpreendidos celebrando "uma reunião e o dominicum." E isso aconteceu na região de Abitinas, que ficava na África proconsular – província do Império Romano, correspondendo hoje ao norte da Tunísia e à costa mediterrânica da Líbia. A essas alturas, os cristãos eram proibidos de se reunirem.


O tema comporta outras colocações, posto não ser coisa exclusiva da Irlanda mas também de tantos outros países. E também envolve jovens, adultos e famílias inteiras. Ainda: a mudança no quadro sócio-econômico, como a industrialização, o deslocamento das pessoas da zona rural para as cidades. As cidades que se esvaziam nos chamados "fins de semana", ou "feriadão"...

A preocupação pastoral dos Bispos irlandeses não deixa de ser um alerta para toda a Igreja, para todos os cristãos. Recuperar o sentido fundante do Domingo: Dia do Senhor. Motivar a sociedade.

Ou a religião, ou melhor Deus, não é mais determinante para o mundo de hoje?


Leia mais:




[1] Antologia Litúrgica: textos litúrgicos, patrísticos e canônicos do primeiro milênio, recolha de textos, tradução e organização da obra: José de Leão Cordeiro, Fátima (Portugal), Secretariado Nacional da Liturgia, pp. 580-583.


Fonte da primeira imagem:
http://cantodapaz.com.br/blog/09-o-que-e-a-quaresma/domingo-de-pascoa/

Fonte da segunda imagem:
http://deiatatu.wordpress.com/2007/10/04/irlanda/


Nenhum comentário: