quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Paróquia: local de formação permanente



Na Semana Brasileira sobre a Missão Continental, promovida pelo CCM - Centro Cultural Missionário (organismo da CNBB) e pela Comissão Episcopal para a Missão Continental, o padre José Carlos Pereira, sociólogo e teólogo, "defendeu [...] que o caminho para tornar as paróquias missionárias é a formação permanente."

Bem, a formação permanente deveria ser algo próprio das paróquias, sem necessidade de isso lhes ser dito. O "permanente" é um qualificativo para dizer que a formação deve ter continuidade. O problema é que a simples instrução, muitas vezes apenas para satisfação canônica ou realização burocrática deste ou daquele sacramento, já é tão frágil e rudimentar, que falar em "formação permanente" soa como algo novo.

O padre José Carlos tocou também em coisas práticas, como a acolhida, a escuta, obras e serviços sociais, desempenho do conselho pastoral paroquial.

A matéria merece ser lida. E poderá ser consultada aqui.


Leia mais:

O Brasil na Missão Continental


Fonte da imagem:
http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/o-brasil-na-missao-continental/4626-teologo-defende-a-formacao-como-caminho-para-tornar-as-paroquias-missionarias

Nenhum comentário: