sábado, 18 de dezembro de 2010

Aborto ou tardias políticas sociais de saúde da mulher?



Entrevista de Michelle Bachelet a Jamil Chade em Genebra (Suíça) , que leva o título 'Debate da saúde da mulher deve ir além do aborto', foi publicada em O Estado de São Paulo, edição de Domingo, 5 de dezembro de 2010, secão Vida, página A29.

Michelle Bachelet foi presidente do Chile e primeira diretora executiva da ONU Mulheres. Este organismo, que será criada a partir de janeiro de 2011, terá como incumbência centralizar todas as políticas de promoção de direitos da mulher.

Michelle Bachelet admite que as diferenças por conta de culturas e tradições de cada país devem ser respeitadas pelas políticas de direitos femininos.

E ainda, quando se chega ao aborto, é sintoma de que o Estado chegou tarde. Chegar a este ponto significa que as políticas sociais fracassaram ou inexistiram. Ou vieram tardia ou precariamente.

Bachelet faz uma leitura dos direitos da mulher numa versão que vai para além de aborto, fruto, entre outras coisas, da ausência de uma educação suficiente. E afirma: "Mas nosso objetivo não é ver as mulheres apenas como vítimas. Elas são essenciais para fazer avançar suas famílias, para promover mudanças e ser fatores de paz e desenvolvimento".

A entrevista merece ser lida. E boa leitura!


Leia mais:

Vox Populi: maioria é contra descriminalização do aborto


Fonte da imagem:
http://asintese.blogspot.com/2010/09/michelle-bachelet-quer-combater.html

Nenhum comentário: