sexta-feira, 8 de abril de 2011

Anunciar Cristo e seu Evangelho hoje



O século XXI é o hoje para o anúncio de Jesus, o Cristo, e seu Evangelho. É para o homem e a mulher que vivem neste presente histórico, que é pouco ou nada igual a tempos passados.

"A nova evangelização para a transmissão da fé cristã" é o tema proposto pela Igreja para a mobilização com o objetivo de tornar conhecido (e vivido) Jesus e seu Evangelho.

Para enfrentar esse desafio no mundo de hoje, o Papa Bento XVI convocou o Sínodo dos Bispos para a XIII Assembléia Geral Ordinária, a ser realizada de 7 a 28 de outubro de 2012 no Vaticano, cujos Lineamenta (em português, Lineamentos) foram apresentados à imprensa, em 4 de março de 2011.

Na apresentação, o Mons. Nicola Eterovic, Secretário Geral do Sínodo dos Bipos, afirmou:

"Os Lineamenta — preparados pelo Conselho ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos — constituem uma etapa importante na preparação da próxima assembléia. A sua finalidade é suscitar a nível da Igreja universal o debate sobre o argumento escolhido. Por este motivo, são publicados em oito línguas: latim, francês, inglês, italiano, polaco, português, espanhol e alemão. E pela mesma razão cada capítulo é acompanhado de uma série de perguntas — 71 no total — para facilitar a reflexão das Igrejas particulares nas suas várias realidades: dioceses, paróquias, congregações, movimentos, associações e grupos de fiéis. Os frutos desta reflexão serão enviados à Secretaria Geral do Sínodo até o dia 1 de Novembro deste ano e em seguida serão sintetizados no documento de trabalho da assembléia, o Instrumentum laboris."

O texto dos Lineamenta, em português, pode ser lido aqui.


Leia mais:

A urgência de uma "nova evangelização" - áudio


Fonte da imagem:
http://www.jesuitas.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=plfnhnoxgao&tpl=home

Nenhum comentário: