quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O sinal litúrgico das cinzas - Bento XVI



O sinais na Liturgia se repetem, e até quase que mecanicamente. Nem sempre damos conta do conteúdo, significado ou do seu simbolismo.

Pois bem, o Papa Bento XVI tem-se dedicado a explicar, ou refletir sobre os sinais litúrgicos, sempre que se lhe oferece a oportunidade apropriada para tal. Verdadeiras catequeses mistagógicas.

Quem não se lembra da recente homilia de Bento XVI na Missa concelebrada com os novos Cardeais, no dia 19 de fevereiro de 2012 (Domingo), em que o Papa discorre sobre o significado da obra, ou melhor, sobre o conjunto escultório, nascido do gênio de Bernini?
 
Na Quarta-Feira de Cinzas, dia 22/4, Bento XVI fez mais uma reflexão sobre um sinal litúrgico, agora sobre o significado das cinzas. O Papa presidiu a celebração da Missa, benção e imposição das cinzas, na Basílica de Santa Sabina, em Roma. Na homilia, Bento XVI fez uma explanação sobre o sentido simbólico das cinzas, ou mais especificamente, uma reflexão sobre o sinal litúrgico das cinzas.

Diz o Papa: "Em primeiro lugar, a cinza é um daqueles sinais materiais que levam o cosmo para dentro da Liturgia. Os sinais materiais principais são, evidentemente, os dos Sacramentos: a água, o óleo, o pão e o vinho, que se tornam verdadeira matéria sacramental, instrumento mediante o qual se comunica a graça de Cristo que nos alcança. No caso da cinza trata-se, ao invés, de um sinal não sacramental, mas, mesmo assim, ligado à oração e à santificação do Povo cristão: de fato, é prevista, antes da imposição sobre a cabeça, uma bênção específica das cinzas - que faremos daqui a pouco -, com duas fórmulas possíveis. Na primeira elas são definidas "símbolo austero"; na segunda se invoca diretamente sobre elas a bênção e se faz referência ao texto do Livro do Gênesis, que pode inclusive acompanhar o gesto da imposição "Recorda-te que és pó, e em pó te hás de tornar" (Gen 3,19)."

A atual versão da homilia, em português, foi divulgada pela Rádio Vaticana, e pode ser lida aqui.

O vídeo e o original em italiano podem ser conferidos aqui.


Fonte da imagem:
http://lusmarpazleite.blogspot.com/2010/02/quaresma-tempo-de-oracao-tempo-de.html

Nenhum comentário: