domingo, 19 de fevereiro de 2012

Eucaristia - a grande oração de Cristo e da Igreja



A grande oração de Cristo e da Igreja é a Eucaristia, ou a Missa.

Escassa bibliografia a respeito já me chamara a atenção, mas a página na internet Coroinhas Servidores traz uma frase, com linguagem direta, sem rodeios: "A Missa é a maior, a mais completa e a mais poderosa oração da qual dispõe o católico."

Trago o tema à tona neste blog, à vista do recente pronunciamento do Papa. A alocução de Bento XVI na Audiência Geral da Quarta-Feira, em 11 de janeiro de 2012, teve como enfoque A oração de Jesus na Última Ceia.

Bento XVI explicitando o núcleo da Última Ceia, indaga e afirma: "Então, qual é o núcleo desta Ceia? São os gestos da fracção do pão, da sua distribuição aos seus e da partilha do cálice do vinho, com as palavras que os acompanham e no contexto de oração em que se inserem: é a instituição da Eucaristia, é a grande oração de Jesus e da Igreja."

J. Castellano, que foi professor de teologia sacramentária e de espiritualidade litúrgica na Pontifícia Faculdade Teológica "Teresianum", em Roma, colaborou para o Dicionário de Liturgia, organizado por Domenico Sartore e Achille M. Triacca. Dentre os verbetes a seu cargo, escreveu sobre Oração e Liturgia. Neste verbete, J. Castellano, afirma, ao falar de momentos da igreja em oração:

"A máxima expressão da igreja em oração é a eucaristia, que tem como centro a 'prece eucarística', fonte e norma de toda manifestação da igreja orante; ela não é apenas proposta  de grandes temas teológicos inseridos na ação sacramental que torna presente o Senhor e o seu sacrifício; exprime igualmente os sentimentos mais nobres da oração cristã - ação de graças, epiclese, oblação, intercessão - suscitados pelo Espírito." 

Em suma, a Eucaristia, ou a Missa, é a oração por excelência de Cristo e sua igreja.

O texto da alocução, em português, e o vídeo da Audiência Geral do dia 11 de janeiro de 2012, Quarta-Feira, podem ser conferidos aqui.


Leia mais:






Fonte da imagem:
http://it.wikipedia.org/wiki/Pala_del_Corpus_Domini

Nenhum comentário: