segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Padre Paulo Hourneaux de Moura



Neste comecinho de noite, tomei conhecimento do falecimento do Cônego Paulo Hourneaux de Moura, o conhecido Padre Paulo.

Meu contato com o Padre Paulo data do tempo do Seminário Diocesano São José, em São Vicente (SP), onde ele foi Diretor Espiritual.

De família tradicional de São Vicente - e isso me faz recordar do seu tio o médico Dr. Olavo Hourneaux de Moura (que foi deputado estadual) e ainda de Jaime Hourneaux de Moura, historiador -, Padre Paulo era um homem aberto ao seu tempo. Entendia e compreendia a juventude. Religião cristã é para ser vivida alegremente. Incentivador das congregações marianas - e hoje Maria o aguardou de braços abertos -, no Seminário, ele fez de muitos de nós congregados marianos, com a recepção da fita azul.

Padre Paulo foi ordenado sacerdote juntamente com o Padre Joaquim Clementino Leite, hoje Monsenhor Joaquim. A respeito da fotografia de ordenação de ambos, tu então disseste certa vez: enquanto um (Padre Paulo) olhava as alturas, outro (Padre Joaquim) olhava para baixo, num contraponto de vaidade e humildade. Nada disso, Padre Paulo, naquela imagem da ordenação de ambos, os dois olhares nos ensinavam o que é ser Padre (o sacerdócio ministerial): realidade e transcedência - o mundo dos fatos e o mundo para o qual tu, Padre Paulo, hoje entraste. Tu, Padre Paulo, entraste alegre para a tua Páscoa definitiva com Deus e em Deus.

Padre Paulo, recordo-me de tua passagem pela casa do sítio da minha família, e, ao caminhar já deixando para trás a casa, respiraste forte ao ar livre, e disseste: aqui se respira ar puro.

Com saudades, na alegria do Cristo Ressuscitado.

Por fim, de Padre Paulo - "É Natal" - veja vídeo abaixo, lançado no último Natal (2011).



Leia mais:

Nota de falecimento - Pe. Paulo Hornneaux de Moura

Prefeito Tercio Garcia decreta luto de três dias pelo falecimento do Padre Paulo

Aos 86 anos, morre Padre Paulo Horneaux, símbolo religioso da região
 

Fonte da imagem:
http://www.saojorgemartir.com.br/parocos/paulo.php

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu tio Paulinho vai fazer muita falta!!!!!!!! Minha tia Célia e minha mãe ,Clélia foram embora mais cedo desse mundo e elas se davam muito bem com o irmão Padre Paulo, que as viu ir embora primeiro! Eu como sobrinha e morando em outro país não poderei mais telefonar ao padre Paulo . Sentirei falta dele.
Maria Aparecida Ferreira

Guedes disse...

Maria Aparecida Ferreira.


Agradeço-lhe a visita e o comentário.

Vocês todos deram e dão testemunho de convivência familiar cristã e feliz.

Padre Paulo foi muito bom e sei que ele, com suas queridas irmãs, vive em Deus e com Deus.

Sinta-se diariamente abençoada por sua querida mãezinha, sua tia e o padre Paulo


Abraço,
Guedes.