sábado, 7 de janeiro de 2012

Missa da Epifania - Bento XVI



Ainda no contexto do Tempo do Natal, o Papa Bento XVI presidiu na sexta-feira, dia 6 de janeiro, a celebração da Missa da solenidade da Epifania do Senhor, em que Deus revela seu Filho às nações.

No Brasil, por não ser dia de preceito, a solenidade da Epifania é celebrada no domingo, entre 2 e 8 de janeiro, conforme determinação da CNBB. Neste ano de 2012, a celebração da Epifania será amanhã, dia 8/1 (domingo), começando com as vésperas do dia precedente.

O Evangelho da solenidade (Mt 2, 1-12), relata que alguns magos do Oriente vieram adorar o rei dos judeus que acabara de nascer. Neles, Jesus se manifesta a todos povos. A Luz veio para todos. 

Voltando à celebração papal, Bento XVI conferiu durante a Missa a Ordenação Episcopal a dois sacerdotes. E o Papa faz um paralelo entre os Magos do Oriente que vão à frente e inauguram o caminho dos povos para Cristo e a missão dos Bispos.

"A Epifania é uma festa da luz" - assim começa a homilia de Bento XVI. 

Adiante continua: "Sim, veio ao mundo Aquele que é a Luz verdadeira, Aquele que faz com que os homens sejam luz. Dá-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus (cf. Jo 1, 9.12). Para a liturgia, o caminho dos Magos do Oriente é só o início de uma grande procissão que continua ao longo da história inteira. Com estes homens, tem início a peregrinação da humanidade rumo a Jesus Cristo: rumo àquele Deus que nasceu num estábulo, que morreu na cruz e, Ressuscitado, permanece conosco todos os dias até ao fim do mundo (cf. Mt. 28, 20)."

A homilia fornece alguns contornos para a compreensão do que sejam os Magos do Oriente, fazendo o próprio Papa esta pergunta: "Que tipo de homens eram os Magos?"

A resposta a essa pergunta, bem como a comparação entre os Magos do Oriente e a missão dos Bispos e muito mais você encontrará na homilia proferida por Bento XVI na Missa da solenidade da Epifania do Senhor celebrada no dia 6 de janeiro de 2012, na Basílica de São Pedro.

Homília em português e vídeo podem ser conferidos aqui.


Fonte da imagem:
http://es.wikipedia.org/wiki/Giotto

Nenhum comentário: