domingo, 8 de janeiro de 2012

Missa do Batismo do Senhor - Bento XVI



Papa Bento XVI celebrou domingo (8/1) a Missa da festa do Batismo do Senhor, na Capela Sistina, ainda dentro do Tempo do Natal.

Para a Igreja, a festa do Batismo do Senhor é a última celebração do Tempo do Natal.

No Brasil, a celebração da festa do Batismo do Senhor será na segunda-feira (9/1), visto que a solenidade da Epifania (Reis Magos) foi realizada hoje, domingo, por razões que já expusemos em post anterior.

Na Missa de hoje, Bento XVI administrou o sacramento do Batismo a 16 crianças.

Em sua homilia, o Papa retomou o tema educação. Diz Bento XVI: "educar é tarefa exigente, difícil, árdua para as nossas capacidades; mas torna-se uma missão maravilhosa, se cumprida em colaboração com Deus, o primeiro e verdadeiro educador" (Rádio Vaticano).

Por falar em educar, entre nós, foi defensor da educação na sua dimensão maior (mais do que ministrar conhecimentos) o grande homem público Ruy Barbosa (1849-1923). Para ele, a educação é "a primeira condição para a liberdade". Nas palavras de Rui: "Educar a opinião é, conseguintemente, a primeira condição para a liberdade, para a prosperidade, para a grandeza moral e material de qualquer povo" (Obras Completas, vol. I - 1865-1871, tomo I, Primeiros Trabalhos, Ministério da Educação e Saúde, Rio de Janeiro, 1951, pág. 22).

Educar a opinião tem um sentido político. E o próprio Rui esclarecera antes, na mesma página: "O modo de ação que o povo tem sobre os poderes do estado é a opinião [...]"

Por enquanto a homilia papal está disponibilizada somente em italiano. O texto e o vídeo da Celebração do Batismo do Senhor (8 de janeiro de 2012) podem ser conferidos aqui.


Fonte da imagem: 
http://www.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=552858

Nenhum comentário: