sábado, 28 de janeiro de 2012

Indicações Pastorais para o Ano da Fé



A Congregação para a Doutrina da Fé expediu Nota com indicações pastorais para o Ano da Fé que vem subscrita pelo Cardeal William Levada, Prefeito, e pelo Arcebispo Luis F. Ladaria, Secretário. 

A Nota é datada de 6 de janeiro de 2012, coincidentemente com a Solenidade da Epifania do Senhor, quando Deus revela o seu Filho a todas as nações.

O Papa Bento XVI já afirmara: "Nós cremos no amor de Deus - deste modo pode o cristão exprimir a opção fundamental da sua vida. Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo." (Carta Encíclica Deus Caritas Est, n. 1)

A figura evangélica acima, que retrata a mulher que padecia de hemorragias e que se aproxima para tocar na franja (ou na orla) da veste de Jesus (Mt 9, 20-22), revela o encontro da mulher com uma Pessoa - Jesus. E Jesus lhe dirige palavras acalentadoras e acolhedoras: "Confiança, milha filha! A tua fé te salvou." 

"Milha filha" é expressão usada por Jesus, nas várias traduções dessa passagem do Evangelho (A Bíblia-TEB, A Bíblia de Jerusalém), que bem demonstra o novo relacionamento que se inaugura entre aquela mulher e Jesus, o Filho de Deus. E isto é muito bom, ótimo! É novo horizonte à vida, é novo sentido à vida.

É por aí que, por certo, caminhará o Ano da Fé. Que produza bons e muitos frutos.

 A Nota da Congregação para a Doutrina da Fé, em português, pode ser lida aqui.

Eis uma da indicações oferecidas pela Nota do magistério:

Em preparação para o Ano da Fé, todos os fiéis são convidados a ler e meditar atentamente a Carta apostólica Porta fidei do Santo Padre Bento XVI.


Fonte da imagem:
http://familiasalesianamoz.blogspot.com/2011_12_01_archive.html

Nenhum comentário: