sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ano da Fé




É mais um tempo forte. Como sucedeu com o Ano Paulino, afigura-me ser nesse sentido o Ano da Fé anunciado por Bento XVI, a ser comemorado no período de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013.

O Ano da Fé está em seguimento ao Concílio Vaticano II, que, em 11 de outubro de 2012, estará completando 50 anos da sua abertura.

O que vem a ser o Ano da Fé? À pergunta, consideremos o que conclui o próprio Papa: "Será um momento de graça e compromisso para uma plena conversão a Deus, para fortalecer a nossa fé n'Ele e a anunciá-Lo com alegria ao homem do nosso tempo."

Oficialmente, a proclamação do Ano da Fé vem com a "Carta Apostólica sob forma de motu proprio Porta Fidei do Sumo Pontífice Bento XVI com a qual se proclama o Ano da Fé", datada de 11 de outubro de 2011, cujo texto em português pode ser lido aqui.

Não é a primeira vez que se proclama Ano da Fé. O Papa Paulo VI já o fizera em 1967, cuja comemoração se encerrou no dia 30 de junho de 1968, com o Credo do Povo de Deus.

Na Carta de Proclamação do Ano da Fé, Bento XVI realça a incompletude do itinerário do homem nesta vida (n. 6, 2º parte).

Santo Agostinho, em suas Confissões (I Livro, n.1), já afirmava que "inquieto está o nosso coração, enquanto não repousa em ti [Senhor]."

Um outro aspecto, afora outros tantos, é a dimensão pública da fé. Neste aspecto da fé, o Papa afirma: "Por sua vez, o professar com a boca indica que a fé implica um testemunho e um compromisso públicos. O cristão não pode jamais pensar que o crer seja um facto privado. A fé é decidir estar com o Senhor, para viver com Ele. E este «estar com Ele» introduz na compreensão das razões pelas quais se acredita. A fé, precisamente porque é um acto da liberdade, exige também assumir a responsabilidade social daquilo que se acredita. No dia de Pentecostes, a Igreja manifesta, com toda a clareza, esta dimensão pública do crer e do anunciar sem temor a própria fé a toda a gente. É o dom do Espírito Santo que prepara para a missão e fortalece o nosso testemunho, tornando-o franco e corajoso." (n. 10)

Essas e outras mais riquezas sobre a fé podem ser lidas já na Carta Apostólica Porta da Fé.


Leia mais:




Fonte da imagem: http://www.materecclesiaedobrasil.com/2010_04_01_archive.html

Nenhum comentário: