terça-feira, 4 de agosto de 2009

Epiclese



Para o português, foi transliterado o termo grego epíklesis (em latim invocatio = invocação). Epiclese, do grego epí+kaleô = chamar sobre. E, pelo latim, in-vocare = chamar sobre.

É uma palavra usada na liturgia com sentido próprio, motivo pelo qual se justifica a transliteração direta do grego para a língua portuguesa.

Nas palavras de Jean Corbon, "EPICLESE: "invocação sobre". É a solene "invocação" ao Pai para que envie o seu Espírito sobre aquilo que a Igreja Lhe oferece, a fim de que a oferenda seja transformada em Corpo de Cristo. É o momento central de toda anáfora sacramental, a eficácia nova da liturgia. (...). Na epiclese realiza-se a mais poderosa sinergia de Deus e do homem, tanto na celebração como na liturgia vivida."

A epiclese está presente em todos os sacramentos. No Catecismo da Igreja Católica, há vários parágrafos tratando da epiclese, e podem ser lidos aqui.

A importância da epiclese pode ser avaliada por estas palavras de Jean Corbon: "Os ministérios ordenados estão, antes de mais, ao serviço da epiclese, como servidores do Espírito que actua com poder."

Os estudiosos fazem referência a dois tipos de epiclese. A epiclese propriamente dita (epiclese sacramentária), em que se pede o envio do Espírito Santo, e epiclese em sentido lato, presente nas orações litúrgicas, como, por exemplo, em geral, nas conclusões de orações: "em unidade do Espírito Santo".



Leia mais:



Fonte da primeira imagem:
http://br.geocities.com/padrelaureano2/Maria_no_Tempo_da_Pascoa.html

Fonte da segunda imagem:
http://www.bomjesusdetremembe.org.br/enviai.htm

Nenhum comentário: