sábado, 1 de agosto de 2009

Afonso Maria de Ligório: de advogado a santo bispo da Igreja



A Igreja celebra no dia 1° de agosto a memória de Santo Afonso Maria de Ligório.

Afonso nasceu no dia 27 de setembro de 1696, em Marinella, localidade perto de Nápoles (Itália). Veio falecer, prestes a completar 91 anos, no dia 1° de agosto de 1787, em Pagani, na província de Salerno (Itália).

Terminando seus estudos universitários, doutorou-se em direito civil e em direito canônico. E começou a advogar no foro de Nápoles.

Diz a sua biografia que: "Em 1723, depois de um longo processo de discernimento, abandonou a carreira jurídica e, não obstante a forte oposição do pai, começou seus estudos eclesiásticos. Foi ordenado sacerdote a 21 de dezembro de 1726, aos 30 anos. Viveu seus primeiros anos de sacerdócio com os sem-teto e os jovens marginalizados de Nápoles. Fundou as "Capelas da Tarde", que eram centros dirigidos pelos próprios jovens para a oração, a proclamação da Palavra de Deus, atividades sociais, educação e vida comunitária. Na época da sua morte, havia 72 dessas capelas com mais de 10 mil participantes ativos."

Em 9 de novembro de 1732 reúne um grupo de pessoas para evangelizar os mais pobres, e, assim, nasce a Congregação do Santíssimo Redentor ou C. Ss. R. Redemptor, cujos filiados são conhecidos como redentoristas, com a sigla C.Ss.R.

Aos 66 anos, em 1762, foi ordenado bispo de Santa Águeda dos Godos, ou Santa Ágata dos Godos (1762-1775). Em 1775, teve permissão para deixar o ministério episcopal e foi morar na comunidade da Congregação do Santíssimo Redentor em Pagani.

Foi beatificado em 1816. Canonizado em 26 de maio de 1839 pelo Papa Gregório XVI. Foi proclamado doutor da Igreja pelo Papa Pio IX, em 1871. Em 1950, o Papa Pio XII o declarou Patrono dos Confessores e dos Moralistas.


Leia mais:

Um patrono para os usuários da Internet, por Pe. Vítor Hugo, C.Ss.R


Fonte da imagem:
http://www.cssr.pt/redentoristas.htm

Nenhum comentário: