quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Semana Nacional da Família - 2009



A Igreja celebra a cada ano a Semana Nacional da Família. De 9 a 15 de agosto deste ano, celebra-se esse evento nas várias dioceses, paróquias e comunidades católicas.

Valoriza-se a dignidade da família e a sua função de cellula mater (célula mãe) da sociedade.

A Semana Nacional da Família deste ano gira em torno do tema: "Família, Igreja doméstica, caminho para o discipulado". Isso está em sintonia com o Ano Catequético - 2009 e o Documento de Aparecida.

A família é a menor das comunidades (igrejas) católicas, mas é a célula matriz da Igreja, ou seja, daquelas comunidades maiores que, convocadas, se reúnem para, sobretudo, celebrar os mistérios cristãos.

Na esteira das colocações feitas por Vincent Ryan, OSB (beneditino da abadia de Glenstal, em Limerick - Irlanda, com formação em liturgia), em seu livro "O Domingo, história, espiritualidade, celebração", a recuperação do domingo como dia de repouso, valor humano, viria ao encontro da valorização da família. Depois de abordar o que significa o sétimo dia (sábado) para os judeus, Vincent Ryan conclui que, para nós cristãos, "O domingo deveria ser um dia de reunião para a família, um dia festivo no qual afirmamos nossa unidade e solidariedade. Nunca a família está mais unida do que em volta da mesa familiar. (...) Quando o domingo deixa de ser um acontecimento em famíia, perde-se o sentido de festa e celebração. É preciso encontrar meios para fazer desse dia não apenas uma celebração na Igreja, mas também em casa. Assim, a unidade familiar será mantida e aprofundada."



Leia mais:



Fonte da primeira imagem:
http://www.pastoralfamiliarcnbb.org.br/novo_site/noticias/noticia.asp?id=1292


Fonte da segunda imagem:
http://www.contextosepretextos.blogger.com.br/Familia.jpg

Nenhum comentário: