domingo, 19 de abril de 2009

Ano Catequético 2009: formar cidadãos da Igreja e do mundo


O artigo de Dom Orlando Brandes, arcebispo da Arquidiocese de Londrina (Estado do Paraná), intitulado 2009 - Ano Catequético, publicado na página oficial da CNBB, com data de 17 de abril de 2009, sugere algumas reflexões.

Dom Orlando Brandes afirma: "Se catequizar é aprofundar a fé, os profetas, os santos, os apóstolos, os teólogos foram e são grandes catequistas. Ninguém, porem, ultrapassa Jesus em assunto de catequese. Ele falava o que vivia, encantado e fascinado pelo amor do Pai, sabia tratar as pessoas com a mais fina pedagogia. Ele mesmo prometeu aos catequistas que seus nomes estão escritos no céu. O centro da catequese de Jesus é o Pai e o reino."

Jesus é o catequista por excelência. Sua paixão: o Reino do Pai. "Ele falava o que vivia", donde se deduz que a catequese está conectada com a vida, com o quotidiano da vida, quer na Igreja quer no mundo (nos atos da vida civil).

A catequese é formadora de cidadãos para a Igreja e para o mundo. Fazer do indivíduo um cidadão quer para a vida na Igreja quer para a vida no mundo.

A abertura oficial do Ano Catequético 2009 está-se realizando no dia 19 de abril de 2009, Segundo Domingo da Páscoa (Domingo da Divina Misericórdia), em todas as dioceses, prelazias, paróquias e comunidades. Leia mais aqui.



Leia mais:

CD de cantos para o Ano Catequético 2009

Divina Misericórdia


Fonte da primeira imagem:
http://www1.an.com.br/1999/fev/18/0cid.htm

Fonte da segunda imagem:
http://www.diocesefranca.org.br/boletim/ago2001/bd-catequeseinf.html

Nenhum comentário: