sábado, 29 de março de 2008

Divina Misericórdia

Sobre o sentido bíblico do termo misericórdia, o Papa João Paulo II traz seguras informações na nota de rodapé n. 52 da sua encíclica Dives in misericordia sobre a Misericórdia Divina, de 30 de novembro de 1980. [1]

Para o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa: "m. divina REL. segundo o cristianismo, a imensa bondade de Deus, que o leva a conceder graça aos homens e perdão aos pecadores." [2]

Ainda: sobre a Misericórdia Divina, leia aqui; e sobre a virtude da misericórdia, leia aqui.


O Papa João Paulo II foi o grande propagador da Misericórdia Divina, tema que o acompanha desde seus tempos em Cracóvia (Polônia). Para isso, concorreu Santa Faustina (1905-1938), religiosa polonesa, que pertencia a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia, cujos procedimentos para o início do processo de beatificação foram dados pelo então arcebispo da Cracóvia, cardeal Karol Wojtyla. Tanto a beatificação da irmã Faustina, em 18 de abril de 1993 (Segundo Domingo da Páscoa), quanto a canonização, foram realizadas pelo Papa João Paulo II. O Rito de Canonização de Maria Faustina Kowalska [irmã Faustina] foi realizado na Concelebração Eucarística celebrada no Segundo Domingo de Páscoa de 2000 (30/4), cuja homilia pode ser lida aqui.

Nessa homilia, João Paulo II diz: "É importante, então, que acolhamos inteiramente a mensagem que nos vem da palavra de Deus neste segundo Domingo de Páscoa, que de agora em diante na Igreja inteira tomará o nome de "Domingo da Divina Misericórdia" (n. 4).

Era, então, necessário dar forma concreta ao tópico da homilia acima reproduzido. A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, seguindo orientação papal para que o II Domingo da Páscoa do Ano Litúrgico tenha a seguinte denominação: "II Domingo da Páscoa ou da Divina Misericórdia", baixou o Decreto Misericors et miserator Dominus, de 5 de maio de 2000, publicado em 23 de maio de 2000 (não há versão em português).

Os textos litúrgicos não sofreram mudança. São os mesmos tanto os do Missal Romano quanto os da Liturgia das Horas.

O Diretório Litúrgico e da Organização da Igreja no Brasil - 2008, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, adota para a celebração da Eucaristia (Missa) do dia 30 de março de 2008 (pág. 85) a seguinte denominação: 30 + Br. 2º DOMINGO DA PÁSCOA [com subtítulo] Domingo da Divina Misericórdia.

A Oração do dia prevista no Missal Romano para o Segundo Domingo da Páscoa (pág. 303) invoca a misericórdia de Deus: "Ó Deus de eterna misericórdia, que reacendeis a fé do vosso povo na renovação da festa pascal, aumentai a graça que nos destes. (...)".

Detenha-se mais sobre o Domingo da Misericórdia, lendo aqui.

São concedidas indulgências nos atos de culto, realizados em honra da Misericórdia Divina, como podem ser lidas do Decreto da Penitenciária Apostólica, datado de 29 de junho de 2002.

Para celebrar o terceiro aniversário de falecimento do Papa João Paulo II, será realizado, em Roma, entre os dias 2 e 6 de abril próximo o Primeiro Congresso Apostólico Mundial sobre a Misericórdia.


Leia mais:



[1] O termo misericórdia chega até nós via latim: de misericordia (= compaixão), que se forma do verbo misereo (= ter compaixão) e do substantivo neutro cor (= coração).

[2] Antônio Houaiss e Mauro de Salles Villar, Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, elaborado no Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda., Rio de Janeiro, Editora Objetiva Ltda., 2001, 2ª reimpressão com alterações, 2007, p. 1933.

Fonte da imagem:
http://www.websister.blogger.com.br/2004_04_01_archive.html

Nenhum comentário: