quarta-feira, 2 de abril de 2008

Papa João Paulo II: o adeus que continua

Era o dia 2 de abril de 2005, sábado. O dia já dava lugar para a véspera do Domingo da Divina Misericórdia (Segundo Domingo da Páscoa), quando a nós, brasileiros, chegava a notícia, proveniente de Roma, de que João Paulo II acabava de falecer. O Papa dava o seu adeus.

Hoje, dia 2/4/2008, quarta-feira da segunda semana da Páscoa, completam-se três anos do falecimento de João Paulo II.

Para nós, brasileiros, fica o registro: João Paulo II foi o primeiro Papa a visitar o Brasil (de 30 de junho a 11 de julho de 1980). Seus passos em nosso solo foram acompanhados com muita emoção e alegria. Seus pronunciamentos, catalogados em livro sob o título "Pronunciamentos do Papa no Brasil", estão aí para documentar tão intensa peregrinação em solo brasileiro. [1]

Se quiser recordar a primeira visita de João Paulo II ao Brasil, confira no arquivo JB ONLINE.

Vale conferir a página oficial do site do Vaticano dedicada a Ionnes Paulus II: Em memória de João Paulo II no aniversário do seu falecimento.

E mais. Três anos depois, é possível tornar a ver aquelas imagens que comoveram o mundo, escutar o toque dos sinos anunciando a morte de João Paulo II e as palavras do porta-voz do Vaticano Joaquim Navarro-Vals, acessando aqui.

O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice notifica que o Papa Bento XVI presidirá, no dia 2/4 (hoje), 10:30 horas (horário do Vaticano), a celebração da Santa Missa, no terceiro ano da morte de João Paulo II. Em italiano, a notificação do referido Departamento pode ser lida aqui. A Rádio Vaticano noticia a matéria sob o título: Terceiro aniversário da morte de João Paulo II vai ser assinalado no Vaticano.

Aprofunde-se mais lendo: João Paulo II, 3 anos depois.

Por derradeiro, perdoem-me meus leitores: não posso deixar de recordar, nesta mesma data, os 40 anos do adeus do meu pai, na longínqua manhã do dia 2 de abril de 1968. Os dois adeuses marcam para mim esse dia de entrada de ambos para a vida plena, em Deus.


Leia mais:





Fonte da imagem:

http://mundoschoenstatt.blogspot.com/2005_04_01_archive.html

Nenhum comentário: