Mais uma vez chega ao conhecimento do público que três Bispos da Igreja Católica Romana no Brasil estão sendo ameaçados.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB divulgou Nota de Solidariedade com os Bispos que "sofrem perseguição e até ameças de morte, como se lê neste trecho: "Nós Bispos, juntamente com os Organismos, assessores e colaboradores da Igreja no Brasil, reunidos na 46ª Assembléia Geral da CNBB, em Itaici, Indaiatuba (SP), vimos nos solidarizar com os Bispos que, atualmente, por causa do Evangelho, sofrem perseguição e até ameaças de morte: Dom Erwin Krautler, da Prelazia do Xingu, Dom José Luiz Azcona Hermoso, da Prelazia do Marajó, e Dom Flávio Giovenale, da Diocese de Abaetuba. Qualquer agressão a eles atinge a todos nós, seus irmãos no ministério episcopal, e ao povo a quem servem com destemido zelo e corajosa profecia. (cf. Jr 18,18-23)."
Sempre que a Igreja denuncia estruturas ou casos concretos injustos recebe em contrapartida ameaças para amordaçá-la, que vão de intimidação, perseguição e até a morte. Hoje, no caso do Brasil, não são ameaças por parte do Império (Estado), mas por parte de cidadãos ou de organizações, todos interessados na manutenção do estado de injustiça. É certo, porém, que não raras vezes as injustiças são decorrentes da omissão do Estado, que também se acomoda a interesses daqueles que detêm poder econômico.
A injustiça, via de regra, se faz e prospera contra pessoas sem poder de organização. E a denúncia, própria do profetismo bíblico, conscientiza, alerta, e o que era disperso, amorfo, se aglutina, ganha visibilidade. Irrita e desestabiliza os que da injustiça vivem, e vivem muitas vezes faustosamente em detrimento daqueles a que lhes falta o imprescindível para sobreviverem.
Leia mais:
Fonte da primeira imagem:
http://oglobo.globo.com/blogs/amazonia/default.asp?a=251&cod_blog=171&palavra=&pagAtual=3%20&periodo=200705
Fonte da segunda imagem:
http://coracaofiel.com.br/blog/?p=191
Fonta terceira imagem:
http://www.isma.org.br/informativo/cgi/informisma.php?numero=42&metodo=get&acao=visualizar
Nenhum comentário:
Postar um comentário