segunda-feira, 7 de abril de 2008

São João Batista de La Salle: Padroeiro Universal dos Educadores

A Igreja celebra dia 7/4, segunda-feira, a memória de São João Batista de La Salle.

João Batista de La Salle nasceu em Reims, na França, no dia 30 de abril de 1651. Era o filho mais velho do casal Luis de La Salle e Nicole Moët. Seu pai foi conselheiro de Luís XIV.

La Salle foi ordenado presbítero (padre) em 1678, depois de ter sua licenciatura em Filosofia e em Teologia. Celebrou sua primeira Missa na Catedral de Reims, onde desempenhava seu ofício sacerdotal, além de ser diretor espiritual de comunidades religiosas.

Mas La Salle viria a ser conhecido no mundo inteiro pela dedicação à educação em prol da infância e da juventude.

Criou, em 1680, as Escolas Cristãs com outros professores. Em 1684, esse grupo se torna a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, hoje Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, que contribuiu para educação do povo.

João Batista de La Salle faleceu no dia 7 de abril de 1719, em Rouen, na França.

As obras educativas de La Salle estão hoje espalhadas pelo mundo em oitenta e dois países.

La Salle foi canonizado no dia 24 de maio de 1900 pelo Papa Leão XIII.

E declarado Padroeiro Universal dos Educadores em 15 de maio de 1950 pelo Papa Pio XII.

A Oração do dia do Missal Romano (pág. 568) invoca: "Ó Deus, que escolhestes São João Batista de La Salle para a educação cristã dos jovens, suscitai na vossa Igreja educadores que se consagrem inteiramente à formação humana e cristã da juventude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo."

Sobre a vida e os princípios pedagógicos de La Salle leia aqui. Conheça também uma das famosas e boas Escolas Cristãs da Associação Brasileira de Educadores Lassalistas (ABEL), nome jurídico da Província Lassalista de São Paulo, intitulado "Instituto Abel", na cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro (Brasil).

Em resumo, um homem, cristão, cuja vida esteve voltada inteiramente para a educação integral da juventude, e cujos princípios educacionais iluminam os professores e os alunos.


Leia mais:



Fonte da primeira imagem:
http://www.lasallecaxias.com.br/quemsomos/identidade1.htm

Fonte da segunda imagem:
http://www.lasalle.org.br/rede/niteroi/index.htm

Nenhum comentário: