quarta-feira, 23 de abril de 2008

Bento XVI e Bernice King: "não podemos esperar"

Um breve encontro de grande dimensão. Em outras palavras, o Papa Bento XVI e Bernice King mantiveram uma conversa por ocasião do encontro ecumênico na última sexta-feira (18/4), realizado na Igreja de São José, em Nova York.

Esse encontro entre Bento XVI e a filha de Martin Luther King Jr tem uma significação simbólica muito grande. Além do aspecto ecumênico (Bernice, como os pais, não é católica), tem o caráter de convalidar, dar continuidade à luta pacífica pela igualdade dos direitos civis entre brancos e negros, à luta pela liberdade e dignidade da pessoa humana em qualquer parte do mundo. Encontro esse que tem tal valor simbólico que ultrapassa a causa americana.

Essa visão maior, por certo acolhida por Bento XVI e Bernice King, já fora profetizada por Martin Luther King, mártir da luta pela igualdade dos direitos civis: "A determinação dos negros norte-americanos de se libertarem de todas as formas de opressão, deriva dos mesmos motivos profundos que inspiram as lutas de todos os povos oprimidos do mundo. Os descontentamentos na Ásia e na África são expressões de um anseio de liberdade e de dignidade humana por pessoas que, por longo tempo, foram vítimas do colonialismo e do imperialismo. Num sentido verdadeiro, a crise racial dos Estados Unidos é parte de uma crise mais ampla, que abrange o mundo inteiro".

"Não podemos esperar" é o título de um dos livros de Martin Luther King Jr. Se à época, a luta pacífica não podia "esperar", porque - e com injustiça - atingia na carne os negros, hoje, na era de alta tecnologia da comunicação, com mais razão não podem as lideranças religiosas "esperar": quer para diálogo ecumênico quer para a justiça e a paz entre raças e nações.

No livro "Não podemos esperar", Martin Luther King faz uma dedicatória: "A meus filhos Yolanda, Martin III, Dexter e Bernice, para os quais sonho que um dia no futuro próximo não mais sejam julgados pela cor de sua pele, mas, sim, pelo conteúdo de seu caráter".


Leia mais:




Fonte da imagem à esquerda: http://maf.dept.uncg.edu/programs/opportunities/mlk.htm

Fonte da imagem à direita: http://www.fatimamissionaria.pt/noticia5.php?recordID=13658&seccao=3

Nenhum comentário: