terça-feira, 8 de abril de 2008

Diretório Nacional de Catequese

A 43ª Assembléia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, realizada em Itaici - Idaiatuba (SP), entre os dias 9 e 17 de agosto de 2005, aprovou o texto definitivo do Diretório Nacional de Catequese, aprovado pela Congregação para o Clero em 8 de setembro de 2006.

Já falamos do Diretório da Liturgia, editado anualmente, e de outras publicações que levam o selo da CNBB, como Guia Litúrgico-Pastoral e Sou Católico - Vivo a minha fé, que recebeu uma bem-vinda postagem de Educação On-line by Fernando Pimentel.

A CNBB esclarece o sentido da nomenclatura "Diretório": "Os Diretórios tornaram-se quase manuais, vade-mecuns ou compêndios, um conjunto de princípios, critérios e normas de natureza bíblico-teológica e metodológico-pastoral com a função de coordenar a ação pastoral."

O Diretório Nacional de Catequese, como se deduz da própria denominação, é de aplicação para toda a Igreja no Brasil. Relembra princípios e critérios já conquistados, por certo que adiciona outros, mas sobretudo quer fazê-los andar, avançar, para estimular, motivar estudos e pesquisas que respondam aos anseios presentes e futuros da catequese.

Por certo que a catequese ocupa hoje um espaço de grande responsabilidade quer não só pela formação integral da criança e da juventude, mas também pela reciclagem dos adultos. Formar tanto cidadãos da Igreja quanto - diante do imediatismo e do individualismo formador das instituições de ensino - cidadãos da vida civil.

A catequese implica um dado a mais: a coerência da teoria com a prática - testemunho.

O Diretório Nacional de Catequese contém 224 páginas. Além da aprovação da Congregação para o Clero e da apresentação do Secretário-Geral da CNBB, das siglas e abreviaturas, bem assim uma introdução, o Diretório divide-se em duas partes: I Parte: Fundamentos teológico-pastorais da catequese e seu contexto; e II Parte: Orientações para a catequese na Igreja Particular. Finaliza-se com a Conclusão, que ocupa as páginas 189 e 190.

O Diretório é enriquecido, ao final, com um glossário (páginas 191-197), índice temático (páginas 199-213) e o sumário (páginas 215-221).


Leia mais:





Fonte da primeira imagem:
http://www.edicoescnbb.com.br/loja/script/apresentacao_livro.asp?pid=93

Fonte da segunda imagem:
http://www.revistadeliturgia.com.br/materiacapa192.asp

Nenhum comentário: