segunda-feira, 28 de abril de 2008

Definitivamente: o Documento de Aparecida

O tema deste post não constitui novidade. No próximo mês de maio se completa um ano da realização da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe que deu origem ao denominado Documento de Aparecida.

O CELAM - Conselho Episcopal Latino-Americano realizou a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe em Aparecida do Norte (Brasil), entre os dias 13 e 31 de maio de 2007.

O tema da Conferência Geral: "Discípulos e missionários de Jesus de Cristo, para que nossos povos nele tenham vida - Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14,6).

No dia 13 de maio de 2007, o Papa Bento XVI discursou na sessão inaugural dos trabalhos da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, cujo texto na íntegra, em português, pode ser lido aqui. Vale lembrar que foi nesta ocasião que Bento XVI aflora os contudentes problemas sociais e políticos, com severas críticas aos sistemas marxista e capitalista.

O Papa retorna ao Vaticano. Os Bispos continuam os trabalhos e, no dia 31 de maio, dão por concluídos, aprovando o Documento Conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe.

O Documento Conclusivo (que leva o nome de Aparecida) foi entregue, no dia 11 de junho de 2007, em audiência reservada com o Papa Bento XVI, pelos três presidentes da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Os três presidentes foram os cardeais Francisco Javier Errázuriz, do Chile, Giovanni Battista Re, do Vaticano, e Geraldo Majella Agnelo, do Brasil.

Bento XVI autorizou a publicação do Documento Conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, denominado Documento de Aparecida, conforme Carta de S.S.Bento XVI aos irmãos no Episcopado da América Latina e Caribe, assinada no Vaticano, no dia 29 de junho de 2007, solenidade dos santos Apóstolos Pedro e Paulo (em espanhol). Este é, pois, o Documento oficial, e não outro, para toda a Igreja na America Latina e no Caribe.

O CELAM disponibiliza o Documento Conclusivo, denominado Documento de Aparecida, em sua página na internet, em espanhol e em francês, antecedido pela Carta de Bento XVI, de 29 de junho de 2007, autorizando a publicação do Documento e do Discurso proferido pelo Papa na sessão inaugural da V Conferência Geral, em 13 de maio de 2007.

A edição nacional sob o título de "Documento de Aparecida: Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe", que leva o selo das Edições CNBB e das editoras Paulus e Paulinas, traz a Carta de Sua Santidade Bento XVI autorizando a publicação, o texto completo e oficial do Documento Conclusivo, do discurso do Santo Padre na sessão inaugural da V Conferência Geral, outros discursos e homilias do Papa, além de índices analítico e geral.


Leia mais:



Fonte da primeira imagem:
http://www.paulus.com.br/lojavirtual/secoes/detalhamento.php?id=2270&produto=livros&cat_produto=produtos_livros&produto_dir=livros&categoria=Pastoral,%20Catequese%20e%20Liturgia&id_cat=0#

Fonte da segunda imagem:
http://www.vicariadepastoral.org.mx/5-aparecida/aparecida_00.htm

Nenhum comentário: