sexta-feira, 7 de março de 2008

Sudário: entre ciência e fé


Sudário, do latim sudarium [1], ou síndone, do grego syndon, é um lençol de linho sobre o qual está impressa a figura do corpo de um homem torturado e crucificado. A imagem impressa no lençol apresenta a singular característica de comportar-se como um negativo fotográfico.

É conhecido por Santo Sudário, ou Sudário de Turim. Usa-se também a palavra Síndone (Santa Síndone), que, em grego, significa tecido de linho de boa qualidade.

No dia 29 de fevereiro, sexta-feira, foi realizado um Congresso Internacional, organizado no âmbito de Mestrado em Ciência e Fé do Ateneu Pontíficio "Regina Apostolorum", tratando do fascinante e sempre atual tema: o Sudário. Em italiano, mais material pode ser lido aqui.

Em Turim, é onde se encontra o Santo Sudário, sob a curadoria do Arcebispo local.

Em 1998, entre os dias 18 de abril e 14 de junho, foi realizada uma exposição pública do Santo Sudário, em comemoração do qüinquagésimo aniversário da Catedral de Turim e do primeiro centenário da exposição do Sudário em 1898, ocasião em que o Sudário foi fotografado pela primeira vez por Secondo Pia (1855-1941), entre os dias 25 e 28 de maio. A fotografia revelou a figura de uma pessoa, na posição frontal e dorsal, com a singular novidade de se apresentar como se fosse um negativo de uma fotografia. A fotografia de Secondo Pia foi fundamental para o início dos estudos e pesquisas, sobremodo no campo médico-legal.

O Papa João Paulo II, em visita pastoral à Arquidiocese de Vercelli e de Turim, no dia 24 de maio de 1998, no solene momento de veneração diante do Santo Sudário, falou aos presentes, e destaco alguns pontos-chave da fala do Papa:

. "O Sudário é uma provocação à inteligência."

. "O que sobretudo conta para o crente é o fato de o Sudário ser espelho do Evangelho."

. "No Sudário reflete-se a imagem do sofrimento humano."

. "O Sudário é também imagem do amor de Deus, e do pecado do homem."

. "O Sudário é também imagem de impotência: impotência da morte, na qual se revela a conseqüência extrema do mistério da Encarnação."

. "O Sudário é imagem do silêncio."

Texto completo, em português, pode ser lido em "Palavras do Padre João Paulo II no Solene Momento de Veneração diante do Santo Sudário". E a saudação do Papa João Paulo II às autoridades civis e à população de Vercelli, em 23 de maio de 1998, pode ser lida aqui.

No ano de 2000, entre os dias 29 de abril e 11 de junho, em face da celebração do Jubileu, foi realizada nova exposição pública.

Neste Tempo de Quaresma, em que se prepara a caminhada rumo a Jerusalém, afigura-se oportuna a leitura de algum material sobre o Santo Sudário, numa visão de edificação cristã como é colocada pela Igreja.

Concluo com as palavras do Papa João Paulo II: "Uma relíquia extraordinária e misteriosa, e, - se aceitarmos os argumentos de muitos cientistas, - uma testemunha singularíssima da páscoa, da paixão, da morte e da ressurreição. Testemunha muda e, ao mesmo tempo, surpreendentemente eloqüente!" [2]


Leia mais:

O que é o Sudário de Turim (autor: Ernesto Arosio)

Centro do Santo Sudário (Diocese de Pelotas - RS-Brasil - Santuário de Guadalupe)





[1] sudarium, ii [sudor], n. Lenço; pano para limpar o suor do rosto. (Francisco Torrinha, Dicionário Latino-Português, Porto - Portugal, Edições Marãnus, terceira edição, 1945, p. 837.

[2] fonte da citação:
http://www.paroquiasaojoaodebrito.com.br/Conteudo/Frente/MateriaSudario.htm


Fonte da primeira imagem:
http://www.linteum.com/espanol/sindone/medicina.htm

Fonte da segunda imagem:
http://www.upra.org/articulo.phtml?id=2502&se=5

Fonte da terceira imagem:
http://www.linteum.com/espanol/sindone/imagen.htm

Nenhum comentário: