quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja


Entre os dias 5 e 26 de outubro de 2008 será realizada, no Vaticano, a XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, cujo tema escolhido por Bento XVI e tornado público em 6 de outubro de 2006 é "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja".

A seguir, o Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos empenhou-se na preparação dos Lineamenta [1], documento que tem por finalidade apresentar brevemente o estado da questão sobre o importante tema da Palavra de Deus, indicar aspectos positivos na vida e na missão da Igreja, sem omitir certos aspectos problemáticos ou que, pelo menos, carecem de um aprofundamento para o bem da Igreja e da sua vida no mundo.

No dia 27 de abril de 2007, os Lineamenta foram apresentados na Sala de Imprensa da Santa Sé pelo Arcebispo Dom Nikola Eterovic, Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, cujo discurso de apresentação pode ser lido aqui.

Evidentemente que os Lineamenta e o questionário conclusivo foram encaminhados pelo Vaticano a todas as dioceses, que deveriam encaminhar as respostas antes do fim do mês de novembro de 2007. O texto completo, em português, dos Lineamenta pode ser lido aqui.

Recebidas as respostas dadas pelas dioceses, o Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos se encarregou de redigir o Instrumentum Laboris (instrumento ou documento de trabalho) para a assembléia sinodal, que, como dito, realizar-se-á entre os dias 5 e 26 de outubro de 2008, no Vaticano.

O tema do atual Sínodo dos Bispos - "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja" - está em sintonia, como que em continuação, com o tema do Sínodo anterior - "A Eucaristia: fonte e cume da vida e da missão da Igreja" -, celebrado no Vaticano em outubro de 2005, convocado pelo então Papa João Paulo II e presidido por Bento XVI.

Um dos tópicos dos Lineamenta está grafado: "Jesus Cristo é a Palavra de Deus feita carne, a plenitude da Revelação". Ao lado do eixo central - a Ressurreição (1Cor 15,12-22) -, a expressão grafada é fundamental para o cristianismo, eis que "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós" (Jo 1,1.14). E mais: "Muitas vezes e de muitos modos, Deus falou outrora aos nossos pais, pelos profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também criou o universo (Hb 1,1-2).

Esse e tantos outros tópicos dos Lineamenta deixam entrever a importância do conteúdo do tema "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja".

Como diz o apóstolo Paulo, "a palavra de Deus é viva" (Hb 4,12). A Palavra continua atual. Nela Deus se faz presente, mormente e em especial na Palavra proclamada na celebração dos sacramentos.

E Deus continua, pois, falando...


Leia mais:





[1] Lineamentum, palavra latina, geralmente usada no plural lineamenta, significando: 1. Feições; traços fisionômicos. 2. Linha geométrica; traço; pincelada; retoque. 3. Esbôço, plano (duma obra). [Francisco Torrinha, Dicionário Latino-Português, Porto - Portugal, Edições Marãnus, 3ª edição, 1945, p. 480].


Fonte da imagem: http://teologiafvida.blogspot.com/

Nenhum comentário: