domingo, 10 de fevereiro de 2008

Spe salvi: salvos na Esperança


O título tem por matriz a Carta do Apóstolo Paulo aos Romanos, capítulo 8, versículo 24: Pois é na esperança que fomos salvos. Ora, aquilo que se tem diante dos olhos não é objeto de esperança: como pode alguém esperar o que está vendo?

A Encíclica, em sua introdução (n. 1), salienta o fato de que a Carta do Apóstolo é endereçada aos Romanos e a nós também. Importa dizer que precisamos nos dar conta de que os escritos bíblicos falam hoje para nós.

A esperança é, de fato, uma palavra central da fé bíblica, a ponto de, em várias passagens, ser possível intercambiar os termos "fé" e "esperança", diz a Encíclica (n. 2).

Qual é a grande esperança? Responde a Encíclica: A verdadeira e grande esperança do homem, que resiste apesar de todas as desilusões, só pode ser Deus - o Deus que nos amou, e ama ainda agora "até ao fim", "até à plena consumação" (cf. Jo 13,1 e 19,30) - n. 27.

Chegar a conhecer Deus, o verdadeiro Deus: isto significa receber esperança. A nós, que desde sempre convivemos com o conceito cristão de Deus e a ele nos habituamos, a posse de uma tal esperança que provém do encontro real com este Deus quase nos passa despercebida (n. 3).

Bento XVI dedica algumas passagens da Encíclica para evocar Josefina Bakhita, uma santa de nossos dias, como exemplo, a ajudar-nos a entender o que significa encontrar pela primeira vez e realmente este Deus (n. 3).

Santa Bakhita vivia de uma Esperança Maior. Diante de tantos sofrimentos físicos e emocionais, humilhações pelos quais passou, a Esperança encontrada por Bakhita não restou fragilizada, maculada ou insegura no transcorrrer de sua vida. Os fatos adversos ocorridos no curso do caminho não prejudicaram a meta: a Esperança Cristã.

É do apóstolo Paulo esta exortação: "alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração" (Rm 12,12). Por certo, Bakhita, em sendo alegre na esperança, esteve além das tribulações (e que tribulações!), alimentando esse estado de vida no perserverante diálogo com Deus (ou, no dialeto veneziano, com o Paron - o bom Patrão).

A Encíclica vem preencher um vazio da sociedade moderna, que, sem a Esperança, busca, em vão, nas coisas imediatas e sensíveis a superação para essa insatisfação humana.

SPE SALVI facti sumus - é na esperança que fomos salvos (Rm 8,24) - n. 1.

Vale ler a Carta Encíclica do Santo Padre Bento XVI Spe salvi sobre a Esperança Cristã, editada pela Editora Paulus/Edições Loyola e pela Editora Paulinas.


Leia mais:




Fonte da imagem:
http://www.paulus.com.br/lojavirtual/secoes/detalhamento.php?id=2340&produto=Livros&cat_produto=produtos_livros&produto_dir=livros&categoria=Pastoral,%20Catequese%20e%20Liturgia&id_cat=0

Nenhum comentário: