sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O que é que o Sudário prova?



O livro "O Sinal - O Santo Sudário e o segredo da Ressurreição", de Thomas de Wesselow, dá origem ao artigo de Dom Redovino Rizzardo, Bispo da Diocese de Dourados  (MS), intitulado O que é que o Sudário prova?, publicado na página da CNBB, na internet, edição de 27 de junho de 2012.

Thomas Wesselow, agnóstico, é historiador da arte. Dom Redovino terminou a leitura do livro lá um tanto mais da metade. E isto porque, a partir daí, segundo Dom Redovino, "o autor passa a exercer a função de teólogo, com inúmeras e graves discrepâncias em relação à fé das Igrejas cristãs".

Também estou a ler "O Sinal" e espero completar a leitura em breve. As observações feitas por Dom Redovino são proveitosas, posto que você sente que o autor do livro, desde as primeiras páginas, quer fazer da Ressurreição algo de valor se entendido e comprovado cientificamente.

Por certo que, para o citado historiador da arte, a Ressurreição é o Sudário. Mas para os cristãos a fé na Ressurreição não se fundamenta no Sudário, mas sim no Novo Testamento, na Tradição e no Magistério da Igreja.

Afirma Dom Redovino: "Como qualquer outro racionalista, Thomas de Wesselow só admite o que a ciência explica. Mas, talvez por ter acolhido um lampejo de luz divina, fez uma descoberta fundamental e decisiva: "Os cristãos acreditam na ressurreição não porque consideram que o Sudário foi produzido pela desmaterialização luminosa de um corpo humano, mas porque têm fé nos relatos dos Evangelhos"."


Leia mais:

Um novo livro sobre o Sudário de Turim?


Fonte da imagem:
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=88003

Nenhum comentário: