segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A natureza íntima da Igreja - serviço da caridade



Passou sem destaque nos nossos meios de comunicação o recente Motu proprio expedido por Bento XVI versando sobre o serviço da caridade.

No dia 11 de novembro de 2012, o Papa assinou a Carta Apostólica sob a forma de Motu Proprio Intima Ecclesiae Natura dispondo sobre o Serviço da Caridade - De Caritate Ministranda. 
 
Na introdução da Carta, Bento XVI define a tríplice característica da Igreja, com estas palavras:

"A natureza íntima da Igreja exprime-se num tríplice dever: anúncio da Palavra de Deus (kerygma-martyria), celebração dos Sacramentos (leiturgia), serviço da caridade (diakonia). São deveres que se reclamam mutuamente, não podendo um ser separado dos outros (Carta enc. Deus caritas est, 25)."

O Motu proprio atém-se à terceira dimensão da Igreja - o serviço da caridade (diakonia) -, para traçar normas gerais para os fiéis organizarem-se e instituírem organizações destinadas especificamente a realizar serviços de caridade, mormente aos pobres e necessitados.

É o mandamento novo - que vos amei uns aos outros como Eu vos amei (Jo 15,12) - realizando, desde pequenas comunidades até a Igreja universal, de forma organizada, o serviço da diakonia, "oferecendo ao homem contemporâneo não só ajuda material, mas também refrigério e cuidado para a alma (cf. Carta enc. Deus caritas est, 28)."

O texto completo do Motu proprio, em português, pode ser lido aqui.


Fonte da imagem:
http://www.diocajazeiras.com.br/component/content/article/8-destaques-/1346-novo-motu-proprio-de-bento-xvi-sobre-as-instituicoes-caritativas.html

Nenhum comentário: