quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Toda a Igreja em oração e jejum pela paz na Síria



A Síria, no Oriente Médio, vive um já prolongado período de guerra civil, com graves danos à vida das pessoas - mortes, mutilações, crianças que sofrem, fome, perdas materiais e tantos mais males que só trazem sofrimento e desesperança.

Deus não quer isso. Pois bem, o Papa Francisco, na Oração do Angelus (domingo, 1º de setembro), convocou toda a Igreja para um dia de jejum e de oração pela na Síria, fixando o dia 7 de setembro, sábado, para a manifestação desses gestos concretos. 

Por isso, diz o Papa:

"No dia 7 de setembro, na Praça de São Pedro, aqui, das 19h00min até as 24h00min, nos reuniremos em oração e em espírito de penitência para invocar de Deus este grande dom para a amada nação síria e para todas as situações de conflito e de violência no mundo. A humanidade precisa ver gestos de paz e escutar palavras de esperança e de paz!"

Mas essa invocação a Deus não se limita ao espaço físico da Praça da São Pedro, posto que:
 
 "Peço a todas as Igrejas particulares que, além de viver este dia de jejum, organizem algum ato litúrgico por esta intenção."

Em todas as dioceses do mundo inteiro, além do gesto do jejum, haverá um momento em que cada assembleia eclesial participará de um ato litúrgico preparado para a intenção proposta pelo Papa.

Uma sugestão, na ausência de alguma determinação do pastor local (padre, bispo): que cada comunidade faça os gestos em tela como propostos pelo Papa ou, se alguém não os puder fazer de maneira comunitária, faça-os em casa, em família - jejum e oração. Enfim, dedique, no dia 7 (sábado), momentos de invocação a Deus pela paz na Síria. Um momento de reflexão no próprio trabalho, no seu transporte.

Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus (Mt 5,9)


Leia mais:

Síria: guerra e paz, de autoria do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo

A Paz na Bíblia, de autoria de Maria Clara Bingemer


Fonte da imagem:
http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/noticias/papa-convoca-ora%C3%A7%C3%A3o-e-jejum-pela-paz-na-s%C3%ADria

Nenhum comentário: