O novo Diretório da Liturgia e da organização da Igreja no Brasil para o ano de 2014 já se encontra à venda nas livrarias católicas, podendo ser adquirido diretamente nas Edições CNBB. Neste ano, as Edições CNBB disponibilizam também o Diretório da Liturgia em edição de bolso.
Ano litúrgico
da Igreja não é igual ao ano civil. O ano civil, é claro, começa no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 de
dezembro. São fixas as datas de início e de término, ao passo que no ano litúrgico a data inicial e
a data de término são móveis, ou variáveis.
O novo Ano Litúrgico, chamado Ano A (São Mateus), começará no dia 30 de novembro de 2013, sábado, com as Primeiras Vésperas do Primeiro Domingo do Advento (que cai no dia 1º de dezembro de 2013), e terminará no dia 29 de novembro de 2014, sábado, antes das Primeiras Vésperas do Primeiro Domingo do Advento do Ano Litúrgico B - São Marcos (que cairá no dia 30 de novembro de 2014).
Como se vê, o Ano Litúrgico A (São Mateus) tem todo o Tempo de Advento, Natal e parte do Tempo Natalino ainda regulados pelo Diretório da Liturgia - 2013 (páginas 189 a 204).
Mais coerente com o calendário litúrgico, seria melhor que o Diretório da Liturgia regulasse, por inteiro, em um só volume, o Ano Litúrgico desde o seu início até o seu término.
Cuida-se de livro importante para a vida da Igreja no Brasil, desde
capelas, paróquias, catedrais até pessoas comuns do povo interessadas na
orientação diária quanto à liturgia das horas e da própria liturgia eucarística.
A apresentação do Diretório da Liturgia é feita por Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília e Secretário Geral da CNBB.
Fonte da imagem:
http://www.edicoescnbb.com.br/loja/produto-302647-2273-
http://www.edicoescnbb.com.br/loja/produto-302647-2273-
Nenhum comentário:
Postar um comentário