domingo, 20 de março de 2016

Tempo Pascal do Ano C - São Lucas (2015-2016)


O ano litúrgico é dinâmico. O Tríduo Pascal, centro do ano litúrgico, dá lugar ao Tempo Pascal.

O Tempo Pascal constitui o período de cinquenta dias entre o Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor e o Domingo de Pentecostes, a serem celebrados com alegria e exultação, como se fossem um só dia de festa, ou, como diz Santo Atanásio, "como um grande domingo" (cfr. NUALC, n. 22)

No Tempo Pascal, a cor litúrgica é branca.

Entretanto, para o Domingo de Pentecostes, que cairá no dia 15 de maio de 2016, a cor litúrgica é vermelha.

A liturgia do Tempo Pascal deve ser acompanhada pelo Diretório da Liturgia - 2016, às páginas 87 a 109, e pelo Missal Romano (2ª edição típica), às páginas 297 (segunda-feira da Oitava da Páscoa) a 343 (sábado do Sétimo Domingo da Páscoa).

Sobre a espiritualidade para o Tempo Pascal, conferir aqui.


No Tempo Pascal deve-se dar especial atenção ao Círio Pascal. Este, desde a Vigília Pascal, deve permanecer, sem deslocamentos para lá ou cá, no presbitério. Se as condições do presbitério forem favoráveis, o Círio Pascal permanece no candelabro junto do ambão. Ou, como registra o Missal Romano (2ª edição típica para o Brasil), para a celebração da Vigília Pascal:
O diácono coloca o círio pascal no candelabro no centro do presbitério ou junto ao ambão. (p. 273, n. 17)
Eis o que diz o Cerimonial dos Bispos
O círio pascal acende-se em todas as celebrações litúrgicas mais solenes deste tempo, tanto à Missa como em Laudes e Vésperas. (n. 372)
O Círio não é vela de enfeite.

Entre os possíveis modos de acender o Círio, tenho comigo que o uso da chama de uma vela reveste-se de maior proximidade com o rito de acendimento do Círio na Vigília Pascal. Seguramente, esta modalidade é muito mais respeitosa do que lançar mão de fósforos, isqueiros. Então, que tal usar a vela que, com o fogo novo, acendeu o Círio na Vigília Pascal?


Leia mais:

A Teologia do Círio Pascal


Fonte da primeira imagem:
http://www.diocese-sjc.org.br/entrar-no-ritmo-pascal/

Fonte da segunda imagem:
http://sarrabal.blogs.sapo.pt/40250.html

Nenhum comentário: