domingo, 3 de abril de 2016

A esperança cristã é um dom que Deus nos concede - afirma Papa Francisco



A homilia do Papa Francisco na celebração da Vigília Pascal, 26 de março de 2016, continua contagiando. Num mundo de desesperança, ela chega em boa hora, portando a esperança.

O Papa afirma ser a esperança um dom de Deus. Se assim é, precisamos a Deus pedi-la. Se a temos, a Deus agradecer.

Se a salvação veio para todos, a todos a esperança é acessível. Basta não ficar fechado em si mesmo. Ouçamos nas palavras do Papa:
Também nós, como Pedro e as mulheres, não podemos encontrar a vida, permanecendo tristes e sem esperança e permanecendo aprisionados em nós mesmos. Mas abramos ao Senhor os nossos sepulcros selados - cada um de nós os conhece -, para que Jesus entre e dê vida; levemos-Lhe as pedras dos ressentimentos e os penedos do passado, as rochas pesadas das fraquezas e das quedas. Ele deseja vir e tomar-nos pela mão, para nos tirar para fora da angústia. Mas a primeira pedra a fazer rolar para o lado nesta noite é esta: a falta de esperança, que nos fecha em nós mesmos. O Senhor nos livre desta terrível armadilha: sermos cristãos sem esperança, que vivem como se o Senhor não tivesse ressuscitado e o centro da vida fossem os nossos problemas.
Essa pérola de homilia é um oásis na vida agitada, do corre-corre, do apreço pelas coisas imediatas e sensíveis, da maximização do presente. A homilia cai como presente de Páscoa, para além do túmulo vazio da existência.

Leitura recomendada e o texto completo, em português, pode ser lido aqui.


Fonte da imagem:
http://br.radiovaticana.va/news/2016/03/26/vig%C3%ADlia_pascal_papa_exorta_%C3%A0_esperan%C3%A7a_crist%C3%A3,_dom_de_deus/1218302

Nenhum comentário: