quinta-feira, 7 de maio de 2009

As faces do sacerdócio ministerial



A 47ª Assembléia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, realizada entre os dias 22 de abril e 1° de maio de 2009, tratou, entre outros temas, da formação de presbíteros, tendo produzido e aprovado o documento "Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil".

Dom Luiz Demétrio Valentini, bispo da Diocese de Jales (SP), publicou, no dia 4 de maio de 2009, na página oficial da CNBB na internet o artigo intitulado Padre, Presbítero, Pastor, Ministro.

A esse elenco permito-me acrescentar a palavra Sacerdote.

O objetivo do artigo é demonstrar que, na diversidade de nomes para designar a mesma pessoa que exerce o sacerdócio ministerial, há nessa multiplicidade de títulos (padre, presbítero, pastor, ministro) os vários aspectos do mesmo sacerdócio.

Nesse sentido, afirma Dom Luiz Demétrio Valentini:

"O documento constata que cada um desses nomes enfatiza um aspecto desse ministério com significação tão variada. É padre porque exerce uma paternidade em relação à comunidade. É presbítero, como foi chamado nos inícios da Igreja, porque possui maturidade, fruto de sua experiência da vida. É ministro, porque está a serviço da comunidade e age em nome de Cristo. E sobretudo pode ser chamado de pastor, a figura bíblica que melhor espelha a missão de cuidar da comunidade como o pastor cuida do rebanho".

Chama atenção o fato de o artigo iniciar invocando o notável Cardeal Carlo Maria Martini (em italiano, na página na internet da Chiesa di Milano, leia mais aqui):

"O Cardeal Martini, um dos homens de Igreja mais lúcidos hoje, propôs recentemente a realização de um novo concílio ecumênico, para tratar de três temas centrais para o futuro do cristianismo. O primeiro em torno da inculturação, para encontrar um novo patamar de diálogo do Evangelho com as grandes culturas e religiões do mundo de hoje. O segundo seria o ecumenismo, para um novo relacionamento entre os cristãos. E o terceiro seria o ministério, para uma nova estruturação dos serviços internos da Igreja. Portanto, um novo diálogo com o mundo, um novo entendimento entre os cristãos, e uma nova organização interna na Igreja."

E Dom Luiz Demétrio Valentini continua:

"A Assembléia da CNBB, reunida nestes dias, está abordando, de leve, o terceiro dos grandes temas sugeridos pelo Cardeal Martini. Está renovando as orientações para a formação dos presbíteros. Trata-se da formação dos padres, como o povo os chama."

O artigo merece ser lido para se inteirar dos vários aspectos que se pode extrair do exercício do sacerdócio ministerial.



Leia mais:




Fonte da primeira imagem:
http://blogdasagradafamilia.blogspot.com/2009_04_01_archive.html

Fonte da segunda imagem:
http://www.tendafranciscana.org.br/smn_ordena_01.htm

Nenhum comentário: