terça-feira, 11 de maio de 2010

Cerimonial dos Bispos - Cerimonial da Igreja



O Cerimonial dos Bispos é um dos livros litúrgicos mais antigos e importantes da Igreja Católica Apostólica Romana. Suas raízes remontam ao século VII, nos Ordines Romani, ou normas de ações litúrgicas dos Romanos Pontífices.

O atual Cerimonial dos Bispos é tradução da edição típica vaticana do Caeremoniale Episcoporum, já restaurado com fundamento no Concílio Vaticano II , ou mais especificamente com força na Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia, n° 25 ("Faça-se o mais depressa possível a revisão dos livros litúrgicos, utilizando o trabalho de pessoas competentes e consultando Bispos de diversos países do mundo").

O texto do novo Cerimonial dos Bispos foi preparado pela Congregação para o Culto Divino e foi aprovado pelo Papa João Paulo II, publicado a 14 de setembro de 1984, festa da Exaltação da Santa Cruz.

O atual Cerimonial dos Bispos substitui aquele editado pelo Papa Clemente VIII, no ano de 1600.

O Bispo é o centro de unidade de vida na diocese e, por não menos razão, o Cerimonial dos Bispos é, por tal fato, o Cerimonial da Igreja.

A edição do Cerimonial dos Bispos usada no Brasil é a tradução portuguesa feita pelo Secretariado Nacional de Liturgia de Portugal, adaptada e publicada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.

Todas as celebrações litúrgicas presididas pelo Bispo diocesano estão descritas no Cerimonial dos Bispos. É um livro que também tem aplicação nas paróquias. Deve, portanto, estar presente nas igrejas catedrais, paróquias, casas de formação religiosa. Enfim, nas mãos de todas as pessoas encarregadas das celebrações e do devido preparo litúrgico das comunidades.



Fonte da primeira imagem:
http://www.cordis.com.br/adm/img/g_foto1_670.jpg

Fonte da segunda imagem:
http://santafilomena.bloguepessoal.com/

Nenhum comentário: