quarta-feira, 5 de maio de 2010

Deus existe?


O então cardeal Joseph Ratzinger (hoje Papa Bento XVI) e o filósofo ateu Paolo Flores d'Arcais foram os protagonistas do debate com o tema "Deus existe?" realizado no dia 21 de fevereiro de 2000, no Teatro Quirino de Roma.

O tema deu título ao livro Does God exist? editado pela Libreria Editrice Vaticana, 2008.

No Brasil, Deus existe? foi publicado, em 2009, pela Editora Planeta do Brasil Ltda., tradução de Sandra Martha Dolinsky, com 128 páginas.

O livro abre-se com o artigo do cardeal Joseph Ratzinger intitulado "A pretensão da verdade posta em dúvida", em que tece comentários a partir do início do cristianismo sobre a religião verdadeira (religio vera) até a atual crise da humanidade. Por esse artigo e pelo debate, este ocupa o grosso do livro (páginas 23 a 85), vai-se conhecendo cada vez mais o pensamento do grande teólogo e filosófo cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI. A parte restante do livro é ocupado pelo artigo de Paolo Flores d'Arcais intitulado "Ateísmo e verdade".

Chamou-me a atenção o argumento de Paolo Flores d'Arcais, no curso do debate, de que, se a em Cristo ressuscitado fosse demonstrada racionalmente, ela não seria um dom (páginas 36 e 37).

A respeito, para melhor compreensão e para ser fiel ao seu pensamento, reproduzo as palavras do filósofo Paolo Flores D'Arcais: "Em São Paulo encontramos, muitas vezes, a pretensão de que a razão pode chegar a Deus, e indubitavelmente nisso consistia seu debate também com os filósofos, mas nunca encontramos a afirmação de que aquilo que é distintivo do cristianismo, ou seja, a fé em Cristo ressuscitado, possa ser demonstrado com a razão. Por outro lado, se assim não fosse, a fé não seria um dom; a fé seria algo ao alcance do raciocínio de cada um." (pág. 36).

E boa leitura!



Fonte da primeira imagem:
http://www.30giorni.it/br/articolo.asp?id=747

Fonte da segunda imagem:
http://pt.dreamstime.com/searchkwy_paolo-flores-d%27arcais,-micromega

Fonte da terceira imagem:
https://www.livrarialoyola.com.br/images/produtosg/264723.jpg

Nenhum comentário: