sábado, 6 de novembro de 2010

Diretório da Liturgia - 2011



O Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil - 2011 - Ano A - São Mateus já está disponível nas livrarias católicas. E também pode ser adquirido diretamente nas Edições CNBB.

O Diretório da Liturgia é obra preparada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e traz as informações necessárias para a celebração do Mistério de Nosso Senhor Jesus Cristo, de Maria, das Santas e Santos no decorrer do ano 2011, assim como fornece dados atualizados da CNBB e das Dioceses do Brasil.

O livro Diretório da Liturgia traz as informações para as celebrações diárias no ano civil. E, como se sabe, o ano civil não coincide com o ano litúrgico.

O ano litúrgico atual, Ano C - São Lucas termina no dia 27 de novembro de 2010, sábado, e com as Vésperas do 1° Domingo do Advento se inicia o novo ano litúrgico, Ano A - São Mateus. Em outras palavras, no dia 27 de novembro 2010, sábado à tarde (Vésperas), começa o Ano Litúrgico A, onde se lê o Evangelho de São Mateus, e vai até 26 de novembro de 2011, sábado.

Portanto, continua-se usando, até 31 de dezembro deste ano, o Diretório da Liturgia - 2010, posto que parte do novo ano litúrgico, ano A - São Mateus, todo o Tempo do Advento e boa porção do Tempo do Natal, nele se contêm.

O Diretório da Liturgia é importante para a escolha das orações do Missal Romano, das leituras bíblicas.


Fonte da imagem:
http://www.edicoescnbb.com.br/site/product_info.php?products_id=278&osCsid=jpdhd8ch5qmab0esovbjtr62h3

Nenhum comentário: