sábado, 16 de junho de 2012

"Ecorreligião" e fé cristã



Publicado originalmente na página ecojesuit, em inglês e espanhol, o artigo que dá título a este post, de autoria de Robert Deinhammer, SJ, foi publicado em português pela Mirada Global.com

A matéria é oportuna, tendo em vista o evento Rio+20 da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio de Janeiro, 13 a 22 de  junho de 2012).

Há necessidade de proteger os ecossistemas. Mas, para Robert Deinhammer, a necessidade protetora acaba ficando debilitada por conta de manifestações ideológicas dos próprios movimentos ambientalistas. Ideologizam o assunto. Nesse caso, afirma o articulista: Trata-se de uma pseudo-religião que não é realmente nova e que poderíamos chamá-la de "Ecorreligião".

Essa pseudo-religião dá causa a um deficit maciço de racionalidade. Ou, nas palavras de Robert  Deinhammer: "A Ecorreligião gera um déficit massivo do racional e implica mudanças profundas em nossa compreensão tradicional do mundo assim como de nós mesmos."

Luiz Felipe Pondé, professor de Ciências da Religião na Pontifícia Universidade de São Paulo-PUC-SP, informa que vários problemas há a serem enfrentados pelo catolicismo hoje. No chamado Mercado religioso, ele se defronta, entre outros, com o "das ofertas mais modernas no seio do mercado cristão ou mesmo fora dele (como o caso das "espiritualidades da natureza", ou neopaganismo, que também contaminarão formas mais "pós-modernas" da própria Teologia da Libertação, como no caso do teólogo brasileiro Leonardo Boff e seus seguidores)." (O catolicismo hoje, pp. 86-87).

O tema é um desafio para a Igreja Católica, enfim para os cristãos, no século XXI, na medida de conciliar a preservação da natureza sem endeusá-la (fazê-la Deus), sem perder a racionalidade.


Leia mais:

Os efeitos da ecorreligião, por Renata Camargo

As Influências da Lógica Mercadológica sobre as Recentes Transformações na Igreja Católica, por Lemuel Guerra


Fonte da imagem:
http://ecojesuit.com/%E2%80%9Cecoreligion%E2%80%9D-y-fe-cristiana/2306/?lang=es

Nenhum comentário: