quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A Cátedra de São Pedro está vaga



O Papa Bento XVI, que declarara a sua renúncia em 11 de fevereiro de 2013 (segunda-feira), deixou hoje, às 20,00 horas de Roma (16,00 horas em Brasília - Brasil), o pontificado, ou ministério petrino, para o qual fora eleito em 19 de abril de 2005 (terça-feira).

A Cátedra de São Pedro, ou Sé Apostólica, está vacante, vaga. Aguarda-se o novo ocupante.

Em outras palavras, a Igreja Católica Apostólica Romana está sem o Bispo de Roma, Sucessor do Apóstolo Pedro, como explicitamente está na declaração de renúncia de Bento XVI (renuncio ao ministério de Bispo de Roma). Na renúncia ao ministério de Bispo de Roma está, congenitamente, a renúncia ao pontificado. A Igreja está, portanto, sem Papa.

Além da morte do Papa, a renúncia é uma das formas de vacância da Sé Apostólica.

Nesse cenário de vacância da Sé Apostólica (renúncia do Papa) e de eleição de novo Papa, entram em destaque duas figuras: o Decano e o Camerlengo.

Atualmente, o Camerlengo é o Secretário do Estado da Cidade do Vaticano Cardeal Tarcísio Bertone, 78 anos. E o Decano é o Cardeal Angelo Sodano, 85 anos.


No caso, em linhas gerais, segundo a mesma Constituição, cabe ao Cardeal Camerlengo:

"[...] é atribuição do Camerlengo da Santa Igreja Romana, durante o período de Sé vacante, cuidar e administrar os bens e os direitos temporais da Santa Sé, com o auxílio dos três Cardeais Assistentes, precedido - uma vez para as questões menos importantes, e todas as vezes para as mais graves - do voto do Colégio dos Cardeais." (n. 16)

Como visto, entre outras atribuições, a administração das coisas temporais da Santa Sé fica a cargo do Cardeal Camerlengo.

A presidência das Congregaçõese gerais dos Cardeais cabe ao Cardeal Decano, assim como fazer as comunicações oficiais e convocar os cardeais eleitores.


Leia mais:

Constituição Apostólica Pastor Bonus sobre a Cúria Romana

O decano e o camerlengo: as duas Igrejas de Sodano e Bertone


Fonte da imagem:
http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/renuncia-do-papa/teologos-divergem-sobre-permanencia-de-bento-xvi-no-vaticano,fc76383d77fcc310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Nenhum comentário: