sábado, 23 de novembro de 2013

Tempo do Advento - Ano A - São Mateus (2013-2014)


O ano litúrgico está prestes a terminar. E o novo ano litúrgico se inicia com o tempo chamado do Advento, fazendo parte do denominado Ciclo do Natal.

Como é sabido, cada ano litúrgico da Igreja tem a sua própria nomenclatura: Ano A - São Mateus, Ano B - São Marcos e Ano C - São Lucas.

Terminado o Ano A, onde se lê o Evangelho de São Mateus, passa-se para o Ano B, onde se lê o Evangelho de São Marcos; terminado o Ano B, passa-se ao Ano C, onde se lê o Evangelho de São Lucas. E, por fim, terminado o Ano C, retoma-se o Ano A - São Mateus.

O Evangelho de São João não compõe especificamente um ano litúrgico. O Evangelho de São João vai aparecer nas últimas semanas do Tempo da Quaresma e muito no Tempo Pascal, assim como preenche, em parte, o Ano B (Evangelho de São Marcos). Em outras palavras, o Evangelho de João, teologicamente trabalhado, funciona, se assim posso me expressar, como se fosse um "curinga".

Agora, a Igreja vai terminar o Ano C - São Lucas e vai iniciar o Ano A - São Mateus. O início e o término do ano litúrgico não coincidem com os do ano civil.

O último Domingo do Ano C - São Lucas (2012-2013), ou 34º Domingo do Tempo Comum - Ano C,  vai ocorrer no dia 24 de novembro de 2013, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, e o último dia do término do Ano C - São Lucas (2012-2013) será no dia 30 de novembro de 2013, sábado, antes das primeiras vésperas (Vésperas I) do início do novo ano litúrgico, ou seja, antes das Primeiras Vésperas do Primeiro Domingo do Advento do Ano A - São Mateus (2013-2014).

Ao contrário do que se pensa, o ano litúrgico não termina com a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, mas sim no sábado seguinte, posto que os dias que se seguem àquela Solenidade ainda são segunda, terça, quarta, quinta e sexta feiras da 34ª semana do Tempo Comum do Ano C - São Lucas (34ª semana do TC), inclusive o sábado até antes das Primeiras Vésperas do primeiro Domingo do Tempo de Advento.

O novo ano litúrgico (Ano A - São Mateus - 2013-2014) continua, mas o Tempo do Advento termina no dia 24 dezembro de 2013 antes das Primeiras Vésperas do Natal do Senhor. Ou, como dizem as Normas Universais sobre o o Ano Litúrgico e o Calendário:

"O Tempo do Advento começa com as Primeiras Vésperas do domingo que cai no dia 30 de novembro ou no domingo que lhe fica mais próximo, terminando antes das Primeiras Vésperas do Natal do Senhor" (nº 40).

No tempo do Advento, a cor litúrgica é roxa, podendo no terceiro Domingo (Domingo Gaudete) usar a cor rósea. Não se recita e nem se canta o Glória.

Entretanto, no dia 8 de dezembro de 2013, Domingo, por determinação da CNBB e autorização da Santa Sé, será celebrada a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora; usa-se a cor litúrgica branca e canta-se o Glória, com ofício e leituras próprias (consultar o Diretório da Liturgia 2013 - Ano C - São Lucas, às páginas 193 e 194, bem como o Missal Romano, 2ª edição típica para o Brasil, às páginas 713 a 717). Harmonizando-se com a celebração da Imaculada Conceição de Nossa Senhora (Segundo Domingo do Advento), sugiro que se acenda a segunda vela da Coroa do Advento na cor branca (vela branca).

No Terceiro Domingo do Advento (dia 15 de dezembro de 2013), por determinação da 36ª Assembleia Geral da CNBB, haverá, em todas as igrejas, capelas e oratórios, a coleta da Campanha para a Evangelização.


Leia mais:




Fonte da imagem:
http://www.congregacionesmarianas.org/tiempo.htm

3 comentários:

Unknown disse...

Bom dia!!!

Gostaria de saber qual a liturgia para o Sábado da 34ª Semana do Tempo Comum do Ano C, quando este não coincide com a Solenidade de algum Santo. Pergunto isso, pois neste ano o Sábado será de Santo André e não consigo encontrar as leituras na internet.

Unknown disse...

Bom dia!!!

Gostaria de saber qual a leitura para o Sábado da 34ª Semana do Tempo Comum do Ano C, quando este não coincide em data de Solenidade. Pergunto, pois não consigo encontrar as leituras na internet, já que este ano coincidirá com a Festa de Santo André (30 de novembro).

Guedes disse...

Éder Azenha.


Agradeço-lhe a visita e os comentários.

O Calendário Romano Geral contempla para o dia 30 de novembro a festa de Santo André, Apóstolo. O Diretório da Liturgia e da organização da Igreja no Brasil (2013-Ano C-São Lucas) da CNBB (http://blogdoguedes.blogspot.com.br/2012/11/diretorio-da-liturgia-2013.html) registra as seguintes leituras próprias: Romanos (Rm) 10,9-18, Salmo (Sl) 18 (19),2-3.4-5 (R/. 5a) e Evangelho de São Mateus (Mt) 4,18-22.

A cor litúrgica é vermelha. A Oração do dia, a Oração sobre as oferendas e a Oração depois da comunhão estão à página 709 do Missal Romano (2ª edição típica para o Brasil). Canta-se ou recita-se o Glória e o Prefácio é o dos Apóstolos I ou II (página 449 ou 450 do Missal Romano).

É festa, e não solenidade. A festa de Santo André não é facultativa (não se trata de memória).

O Diretório da Liturgia, preparado/editado anualmente pela CNBB, rege a liturgia da Igreja no Brasil e ele não contempla Missa com orações e leituras próprias para o Sábado da 34ª Semana do Tempo Comum (TC) do Ano C - São Lucas (2013), mas sim a liturgia para a festa de Santo André, Apóstolo (cfr. página 188 do Diretório da Liturgia - 2013 - Ano C - São Lucas).

Esforçando-me, espero ter colaborado numa tentativa de esclarecimento, com fundamento nas normas litúrgicas em tela.


Abraço,
Guedes.