sábado, 14 de dezembro de 2013

Papa Francisco eleito a Pessoa do Ano


Person of the Year 2013

A renomada Revista Time elegeu o Papa Francisco a pessoa do ano, ou a personalidade do ano de 2013. 

Desde 1927 que a Time elege a "pessoa do ano" (person of the year). O Papa Francisco sucede, nessa ordem, ao Presidente Barack Obama, eleito em 2012.

Para a Time,

"O coração é um músculo forte e Francisco está a propor um plano de exercício rigoroso. E, em muito pouco tempo, uma vasta plateia ecuménica global mostrou-se desejosa de o seguir. Por arrancar o papado do palácio e o levar para as ruas, por forçar a maior Igreja do mundo a confrontar as suas necessidades mais profundas e por dosear julgamento e misericórdia, o Papa Francisco é a Personalidade do Ano eleita pela Time em 2013."

Escreve ainda Nancy Gibbs, editora da revista Time:

"Raras vezes um novo protagonista do palco mundial conseguiu chamar tanta atenção tão depressa – a novos e velhos, fiéis e cínicos – como o Papa Francisco. No espaço de nove meses, desde que assumiu funções, ocupou exactamente o centro das conversas fulcrais dos nossos tempos: sobre a riqueza e a pobreza, a equidade e a justiça, a transparência, a modernidade, a globalização, o papel das mulheres, a natureza do casamento, as tentações do poder."

Para o padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa Francisco:

“não busca fama e sucesso, pois faz o seu serviço do anúncio do Evangelho por amor a Deus e por todos. Se isto atrai homens e mulheres e lhes dá esperança, o Papa está contente.”

  A agência News Va. acrescenta que:

"O Papa Bergoglio é o terceiro Pontífice da história a ser eleito ‘Homem do ano’ pela revista Time, após João XXIII em 1962 e João Paulo II em 1994."

O Papa Francisco fala prazerosamente, numa linguagem direta tocando nas realidades com que a sociedade se defronta. E, acima de tudo, ele faz. Sem necessidade de explicações, o fazer fala direta e imediatamente aos corações e mentes.

Um Papa em sintonia com seu rebanho e que ausculta as aspirações de todos, crentes e não crentes, cristãos e não cristãos, sem apelos midiáticos.

E mais. O Papa Francisco recebeu ontem à noite, sexta-feira (13/12), o Prêmio Internacional como "Comunicador Global". Os organizadores do Prêmio assim se expressaram:

“Em apenas dez meses, Papa Francisco revolucionou o estilo de comunicação do Pontificado: instantaneidade, espontaneidade, sinceridade, convicção. A sua comunicação é global: Papa Francisco fala a todos, não tem preferências, porque todos precisam da sua palavra, que se transforma em mensagem”. 


Leia mais:

Papa Francisco eleito 'Homem do Ano' pela revista Time


Fonte da imagem:
http://poy.time.com/2013/12/11/social-reactions-to-times-person-of-the-year-2013/?iid=poy-article-featured-content-widget

Nenhum comentário: