domingo, 27 de abril de 2014

Fé Mal Explicada

O amor é tanto que comemoramos anúncio, concepção, nascimento, momentos da vida, morte e ressurreição de Jesus. Também comemoramos concepção, nascimento, momentos de vida e morte de Maria, a mãe dele. Amor suscita memórias! (Padre Zezinho)


A Igreja Católica é, por amor, pródiga em celebrações sobre Maria (Festas de Nossa Senhora). Mas pouco catequiza sobre o que significam essas celebrações. Por exemplo, imagens são colocadas aqui e acolá, e pouco ou nada se diz sobre o que elas representam.

É, por ai, que vai o artigo do Padre Zezinho que leva o título de "Fé Mal Explicada".

O Padre Zezinho observa que há uma deficiência de formação dos católicos em geral, devotos ou não:

Em algum lugar de sua formação alguém se esqueceu de mergulhar nos porquês de nossa devoção.
Agiu coerentemente o pároco de uma ativa comunidade católica, quando escalou uma equipe de jovens para explicar em letras grandes num painel à entrada do templo, a cada festa, o que ela significava e, se fosse a vida de algum santo, o resumo de sua vida, atuação e pensamentos. A mesma equipe foi encarregada de colocar uma breve placa de explicação diante de cada imagem que havia no templo, com a corresponde citação bíblica. Resgatou conceitos e fundamentou suas celebrações.
Deixa a desejar a paróquia ou templo que por anos a fio apenas mostra imagens e celebra festas sem jamais explicar a catequese que elas expressam. Resultado: temos sido uma igreja mal vivida porque mal explicada!

Então, como a Igreja somos todos nós (Igreja é o Povo de Deus), e não o edifício, o resultado apontado pelo Padre Zezinho espelha uma realidade que precisamos superar:

temos sido uma igreja mal vivida porque mal explicada!

Leia isso e muito mais em "Fé Mal Explicada" acessando aqui.


Fonte da imagem:
http://semeandocatequese.blogspot.com.br/2011/12/devocao-de-catolico.html#.U12-j8didtR

Nenhum comentário: