O amor é tanto que comemoramos anúncio, concepção, nascimento, momentos
da vida, morte e ressurreição de Jesus. Também comemoramos concepção,
nascimento, momentos de vida e morte de Maria, a mãe dele. Amor suscita
memórias! (Padre Zezinho)
A Igreja Católica é, por amor, pródiga em celebrações sobre Maria (Festas de Nossa Senhora). Mas pouco catequiza sobre o que significam essas celebrações. Por exemplo, imagens são colocadas aqui e acolá, e pouco ou nada se diz sobre o que elas representam.
É, por ai, que vai o artigo do Padre Zezinho que leva o título de "Fé Mal Explicada".
O Padre Zezinho observa que há uma deficiência de formação dos católicos em geral, devotos ou não:
Em algum lugar de sua formação alguém se esqueceu de mergulhar nos porquês de nossa devoção.Agiu coerentemente o pároco de uma ativa comunidade católica, quando escalou uma equipe de jovens para explicar em letras grandes num painel à entrada do templo, a cada festa, o que ela significava e, se fosse a vida de algum santo, o resumo de sua vida, atuação e pensamentos. A mesma equipe foi encarregada de colocar uma breve placa de explicação diante de cada imagem que havia no templo, com a corresponde citação bíblica. Resgatou conceitos e fundamentou suas celebrações.Deixa a desejar a paróquia ou templo que por anos a fio apenas mostra imagens e celebra festas sem jamais explicar a catequese que elas expressam. Resultado: temos sido uma igreja mal vivida porque mal explicada!
Então, como a Igreja somos todos nós (Igreja é o Povo de Deus), e não o edifício, o resultado apontado pelo Padre Zezinho espelha uma realidade que precisamos superar:
temos sido uma igreja mal vivida porque mal explicada!
Leia isso e muito mais em "Fé Mal Explicada" acessando aqui.
Fonte da imagem:
http://semeandocatequese.blogspot.com.br/2011/12/devocao-de-catolico.html#.U12-j8didtR
Fonte da imagem:
http://semeandocatequese.blogspot.com.br/2011/12/devocao-de-catolico.html#.U12-j8didtR
Nenhum comentário:
Postar um comentário