quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Santa Mãe de Deus, Maria: homilia do Papa Francisco

O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te favoreça. O Senhor volte para ti a sua face e te dê a paz (Nm 6, 24-26).


A homilia do Papa Francisco na Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus e do Dia Mundial da Paz focaliza, além da paz, a bênção, essa dádiva divina para todos nós.

O Papa inicia dizendo:

Hoje voltam à mente as palavras com que Isabel pronunciou a sua bênção sobre a Virgem Santa: «Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor?» (Lc 1, 42-43). 

Esta bênção está em continuidade com a bênção sacerdotal que Deus sugerira a Moisés para que a transmitisse a Aarão e a todo o povo: «O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te favoreça. O Senhor volte para ti a sua face e te dê a paz» (Nm 6, 24-26). Ao celebrar a solenidade de Santa Maria, a Santa Mãe de Deus, a Igreja recorda-nos que Maria é a primeira destinatária desta bênção. N’Ela tem a sua realização perfeita: na verdade, mais nenhuma criatura viu brilhar sobre si a face de Deus como Maria, que deu uma face humana ao Verbo eterno, para que todos nós O pudéssemos contemplar.

 E o Papa, coroando a bênção, afirma:

Amados irmãos e irmãs! Jesus Cristo é a bênção para cada homem e para a humanidade inteira.

Sobre a Paz, ouçamos o Papa:

Que esta Mãe doce e carinhosa nos obtenha a bênção do Senhor para a família humana inteira! Hoje, Dia Mundial da Paz, invoquemos de modo especial a sua intercessão para que o Senhor dê paz a estes nossos dias: paz nos corações, paz nas famílias, paz entre as nações. Este ano, a mensagem especial para o Dia Mundial da Paz reza: «Já não escravos, mas irmãos». Todos somos chamados a ser livres, todos chamados a ser filhos; e cada um chamado, segundo as próprias responsabilidades, a lutar contra as formas modernas de escravidão. Nós todos, de cada nação, cultura e religião, unamos as nossas forças. Que nos guie e sustente Aquele que, para nos tornar irmãos a todos, Se fez nosso servo!

Maria é anunciada pela Antífona de entrada da Missa da Solenidade da Santa Mãe de Deus:

Salve, ó Santa Mãe de Deus,
vós destes à luz o Rei
que governa o céu e a terra
pelos séculos eternos.

O texto completo da homilia, em português, pode ser lida aqui.


Leia mais:

Dia Mundial da Paz - 2015: Mensagem do Papa Francisco


Fonte da imagem:
http://ocdsprovinciasaojose.blogspot.com.br/2012/01/solenidade-de-santa-maria-mae-de-deus.html

Nenhum comentário: