segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Diretório da Liturgia - 2009


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por intermédio das Edições CNBB, acaba de publicar o Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil - 2009. Ao lado da tradicional edição em brochura colada, a novidade editorial vem por conta da versão brochura em espiral.

O Diretório, com 420 páginas, nas dimensões 13,5 cm por 20,5 cm, está dividido em duas grandes partes: Liturgia da Igreja no Brasil (páginas 11-204) e Organização da Igreja no Brasil (páginas 205-420).

A liturgia contemplada no Diretório compreende as celebrações para a Igreja no Brasil no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2009.

O Ano Litúrgico não coincide com o ano civil. Conquanto o Diretório se refira ao Ano B - São Marcos, na verdade o Ano Litúrgico em que se lê o Evangelho de São Marcos, denominado Ano B, terá início nas primeiras Vésperas do primeiro Domingo do Advento, ou seja, na tarde do dia 29 de novembro de 2008, e terminará antes da tarde do dia 28 de novembro de 2009 (ou seja, antes das primeiras Vésperas do primeiro Domingo do Advento, que cai no dia 29 de novembro de 2009) .

Em outras palavras, o Advento é o marco referencial para o início e o término do Ano Litúrgico. As primeiras Vésperas são como que a passagem do Velho para o Novo Ano Litúrgico. E o primeiro Domingo do Advento é o primeiro dia do novo Ano Litúrgico.

Levando, portanto, em conta o início e o término do Ano Litúrgico, o Diretório atual assim como o anterior ou anteriores, toma em consideração o ano civil, de 1° de janeiro a 31 de dezembro. O Diretório é, em sua grande e significativa parte, referente ao evangelho do evangelista Marcos, mas, ao final do livro, já compreende parte referente ao evangelista Lucas (Ano C - 2010) - página 186 e seguintes.

É relevante notar que, conforme observado na página 51, a Festa da Conversão de São Paulo Apóstolo e a do 3° Domingo do Tempo Comum caem no dia 25 de janeiro de 2009. Como ambas as celebrações coincidem na mesma data, dever-se-ia, pelas Normas Universais sobre o Ano Litúrgico e o Calendário, omitir a celebração da Conversão de São Paulo Apóstolo, uma vez que a celebração do Dia do Senhor tem precedência. Entretanto, transcorrendo em 2009 o Ano Paulino, por especial concessão da Santa Sé, pode-se celebrar a Missa da Conversão do Apóstolo Paulo.

Vale lembrar que o Diretório da Liturgia é instrumento valioso para a determinação da celebração eucarística e, consequentemente, para a marcação do Missal Romano, Evangeliário e dos Lecionários, bem como para o acompanhamento da Liturgia das Horas (Ofício Divino). Útil também para se inteirar e se atualizar sobre como está organizada a Igreja no Brasil.


Leia mais:


Fonte da primeira imagem:
http://www.livrarialoyola.com.br/maisdetalhes.asp?ProductId=249800

Fonte da segunda imagem:
http://www.vatican.va/various/basiliche/san_paolo/po/anno_paolino/anno_paolino.htm

Nenhum comentário: