Eis a mensagem do anjo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um salvador, que é o Cristo Senhor.
É o Natal do Senhor!
A alegria desta noite não é somente para os pastores, que foram os primeiros a receber a libertadora notícia, mas também para todo o povo (Lc 2, 10).
A narração evangélica situa o nascimento de Jesus ao tempo de Augusto, imperador romano, e de Quirino, governador da Síria.
José e Maria se deslocaram até Belém, na Judéia, para o recenseamento ordenado pelo imperador. Maria, grávida, lá chegando completaram-se os dias para o parto. Alojaram-se precariamente, porque já não havia lugar em hospedaria.
O evento da entrada da divina Criança no mundo dos homens é celebrado pela Igreja. Na celebração da Eucaristia (Missa da Noite) de 24 dezembro de 2008, as leituras bíblicas, de conteúdo muito profundo, são de lindeza lapidar. E serão proclamadas: 1ª leitura - Isaías 9, 1-6; salmo 95; 2ª leiura - Carta de São Paulo a Tito 2, 11-14; e Evangelho - Lucas 2, 1-14.
Isaías profetiza o Salvador desta noite como a grande luz: O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu [Is 9, 1]. O salmista se alegra: Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! [Sl 95 (96), 1]. O Apóstolo Paulo aposta que o Salvador desta noite veio para todos. E Paulo escreve a Tito: Caríssimo, a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação para todos os homens [Tt 2, 11]. O Evangelho de Lucas [Lc 2, 1-14], a singular, a alegre e Boa-Nova desta noite, pode ser lido aqui.
A Antífona da entrada da Eucaristia (Missa) desta noite dá o tom da solenidade:
O Senhor me disse: "Eis o meu Filho, eu hoje te gerei".
Feliz e Santo Natal do Senhor, com Maria e José!
Leia mais:
Hoje nasceu o Salvador
Misterioso cartão de Natal, por Leonardo Boff
O Natal de todos os dias, por Dom Redovino Rizzardo
Fonte das imagens:
http://www.amigosdopresepio.org/galeriadois.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário