sábado, 24 de janeiro de 2009

Calendário da PANIB-2009



Chegou às minhas mãos o calendário da PANIB - Pastoral Nipo-Brasileira para o ano de 2009. Cuida-se de calendário de parede ("folhinha"), no tamanho 0,56 cm de altura por 0,38 cm de largura, com 7 folhas, impressas no anverso e verso.

Muito bonito. Flores desenhadas por Theresa Miller adornam todas as folhas do calendário. Mensagens bíblicas e datas relevantes, em japonês e em português, o compõem.

O calendário abre-se com a mensagem extraída do livro dos Salmos:

"Quem ama a paz terá bendita descendência" (Sl 37,37).

No verso dessa primeira folha, vem a mensagem do Pe. João Batista Aoki, sm, Presidente da Pastoral Nipo-Brasileira sobre o tema segurança, tanto no âmbito público quanto privado. Reporta-se, pela ordem do texto da mensagem, aos Salmos n° 126 ("Se o Senhor não vigiar a nossa cidade, em vão vigiarão as sentinelas!") e n° 85 ("Amor e Justiça se abraçarão"), bem assim à Carta Encíclica Deus Caritas Est, de Bento XVI.


A Campanha da Fraternidade de 2009, cujo tema é "Fraternidade e Segurança Pública", com o lema "A paz é fruto da justiça", tem muito a dizer bem de perto com a mensagem do Presidente da Panib. Sobre a CF-2009 leia mais aqui.

A mensagem do Presidente da PANIB me traz à memória dois fatos, um dos anos 60 (século XX) e outro deste mês.

O primeiro deles diz respeito ao premeditado assassinato de John Fitzgerald Kennedy, Presidente dos Estados Unidos da América do Norte, no dia 22 de novembro de 1963, na cidade de Dallas, Estado do Texas. John Kennedy era católico. No discurso dirigido ao Conselho de Cidadãos de Dallas, e que não foi pronunciado, o Presidente o encerra com duas mensagens bíblicas, relacionadas ao enfoque de que os Estados Unidos são "os guardas das muralhas da liberdade do mundo". Liberdade que implica o sonho da paz "para todo o sempre": "paz na terra aos homens de boa vontade". Liberdade em que a justiça deve estar acima da força: "A menos que Deus vele pela cidade, será inútil a vigília da sentinela".

O fato recente pertine à morte estúpida da médica Dra. Nadir Oyakawa, no dia 12 de dezembro de 2008, sexta-feira. Católica, dedicava-se à prática da caridade, ou melhor, à assistência médica gratuita a crianças e mulheres desprovidas de recursos para pagar consultas médicas. E era colaboradora da Revista Horizonte, editada pela PANIB - Pastoral Nipo-Brasileira, bem como à assistência aos encarcerados (Pastoral Carcerária). Leia mais aqui.

O calendário, além de bonito, é agradável e bem legível. Para maiores informações, sugiro consultar na internet a seção de "Publicações" da página da PANIB - Pastoral Nipo-Brasileira.



Fonte da terceira imagem:
http://www.oguiaverde.com/?m=200807

Nenhum comentário: